Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29294
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação receptiva e expressiva de crianças de um a três anos com a síndrome congênita do zika vírus em Salvador, Bahia
Autor(es): Santos, Brenda Sousa
Autor(es): Santos, Brenda Sousa
Abstract: Objetivo: descrever a comunicação de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus e investigar características associadas ao desempenho comunicativo. Método: estudo observacional exploratório, descritivo, de casuística. A população foi constituída por 165 crianças com a síndrome nascidas em Salvador, Bahia. Foram coletados dados sociodemográficos, sobre o ambiente doméstico (HOME) e sobre comunicação receptiva e expressiva (Escala Bayley III). As principais variáveis foram idade cronológica, idade desenvolvimental e diferença entre estas. As covariáveis foram sexo da criança, quem é, idade, e escolaridade do cuidador principal, sua inserção no mercado de trabalho e recebimento de auxílio no cuidado e em tarefas domésticas, além de outras crianças na residência, renda familiar e escores do HOME. Resultados: a mediana da idade cronológica foi de 20,0 meses e para idade desenvolvimental as medianas foram 7,0 meses para comunicação receptiva e 2,7 meses para comunicação expressiva. As diferenças sumarizadas entre idades cronológica e desenvolvimental foram de 11,6 meses para comunicação receptiva e 15,5 meses para a expressiva. Das 14 habilidades de comunicação receptiva esperadas, seis estiveram presentes e das 19 habilidades de comunicação expressiva esperadas, duas estiveram presentes. Características associadas a um melhor desempenho de comunicação foram: quando o cuidador exercia atividade com vínculo de trabalho ou quando este não recebia auxílio em tarefas domésticas e/ou no cuidado da criança.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
CNPq: Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: ICS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29294
Data do documento: 12-Abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Brenda Sousa - 2018.2 - Versão Final.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.