Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPondé, Serafina Maria de Souza-
dc.contributor.authorSantana, Lícia Rosalee Nascimento Moraes de-
dc.creatorSantana, Lícia Rosalee Nascimento Moraes de-
dc.date.accessioned2019-04-09T18:47:56Z-
dc.date.available2019-04-09T18:47:56Z-
dc.date.issued2019-04-09-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29251-
dc.description.abstractEste trabalho focaliza a construção do letramento em contexto de educação de jovens e adultos (EJA), tomando por base as interações desenvolvidas em duas classes do REAJA – Repensando a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos, programa municipal que implementa a EJA no município de Vitória da Conquista, interior da Bahia. Como recorte para a discussão sobre letramento, escolheu-se discutir como o gênero textual carta pessoal é tratado no bojo das interações naquelas turmas, ao par da análise de um corpus constituído de 23 cartas produzidas pelos alunos durante o período de observação de aulas. A pesquisa, de cunho etnográfico, consta, portanto, da análise dos enquadres interacionais e das produções de texto das duas classes investigadas. A fundamentação teórica remete aos postulados no campo da Lingüística Aplicada que tratam de interacionismo, gêneros textuais e letramento, particularmente voltados para a perspectiva do ensino de língua escrita e da EJA. O cruzamento dos dados levou à constatação de que as produções escritas dos discentes manifestam indícios da compreensão sobre o gênero em pauta, construída nas interações em sala de aula, o que assinala a inserção da escrita em práticas sociais historicamente situadas, em consonância com a perspectiva ideológica de letramento.pt_BR
dc.description.abstractThis work shows the construction of the literacy in an adult and youth education context, considering the interactions in two classes of REAJA - Repensando a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos, an educational program that focuses on adult and youth educational needs at Vitória da Conquista, Bahia. For discussing literacy, a textual genre was chosen, the personal letters, whose are analyzed through the interactions between teacher/student and student/student. Besides, a corpus composed by 23 student’s written letters is examined too. Thus the ethnographic research developed reveals that the student’s written productions give some clues of the comprehension of the textual genre studied, constructed on classroom interactions, what corroborates to the ideological literacy model. The assumptions evoked here are based on Applied Linguistic studies of literacy, textual genres and interaction, specially those ones that concentrates in the written language teaching and the adult and youth education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetização de adultospt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectLingüística aplicadapt_BR
dc.subjectEscritos de jovenspt_BR
dc.subjectAmbiente em sala de aulapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectCarta pessoalpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectPersonal letterpt_BR
dc.subjectAdult and youth educationpt_BR
dc.titleInteração e letramento: interfaces num contexto de educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPondé, Serafina Maria de Souza-
dc.contributor.refereesSantana Neto, João Antonio de-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Lingüísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Santana, Licia Rosalee Nascimento Moraes.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.