Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Begrow, Desirée De Vit | - |
dc.contributor.author | Pires, Luís Henrique Souza | - |
dc.creator | Pires, Luís Henrique Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-08T19:53:02Z | - |
dc.date.available | 2019-04-08T19:53:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-08 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29228 | - |
dc.description.abstract | A dualidade entre as perspectivas, oral e bilíngue, norteia o olhar sobre a aquisição de linguagem em crianças surdas. O método oral permanece hegemônico no olhar para o surdo na aquisição da linguagem, contudo é preciso ressignificar olhares dos profissionais para descontruir hegemonias. Objetivos: Compreender o estado da arte sobre aquisição de linguagem para a criança surda na perspectiva da Fonoaudiologia. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. Resultados e Discussão: Verificou-se que na literatura que a diminuição da quantidade de estudos após o uso dos critérios de inclusão demonstra que os estudos nesta temática são realizados, majoritariamente, por outros profissionais de outras áreas. Os estudos que restringem a aquisição à língua oral, observamos uma prevalência da concepção teórica inatista, por esta perspectiva acreditar que o sujeito é capaz de dominar a linguagem mesmo exposta a uma fala precária. Os artigos com o uso da LS apresentaram estudos baseados na teoria sócio-histórica, por compreender a LS como uma língua verdadeira com toda a riqueza e importância funcional. Observaram-se cinco artigos mencionam a temática com a língua de sinais, enquanto 14 abordam o tema restringindo a língua oral. Os estudos baseados na reabilitação auditiva e oral usaram como dado a quantidade de vocábulos produzidos pela criança. Os artigos com LS utilizaram como dado, aspectos discursivos. Conclusão: Percebe-se no tocante estudo que no trabalho com crianças surdas, a Fonoaudiologia ainda se vincula à aquisição da linguagem a partir de um método oral e na tentativa de reabilitação de uma patologia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.title | Aquisição da Linguagem em crianças surdas e Fonoaudiologia: uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Instituto de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)
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