Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Denise Ribeiro de-
dc.contributor.authorTeixeira Filho, Antonio Raimundo Cardoso-
dc.creatorTeixeira Filho, Antonio Raimundo Cardoso-
dc.date.accessioned2019-04-08T18:14:50Z-
dc.date.available2019-04-08T18:14:50Z-
dc.date.issued2019-04-08-
dc.date.submitted2018-10-16-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29219-
dc.description.abstractA promulgação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), por meio do decreto 5.707/2006, significou um marco na adoção dos princípios norteadores da APG na Administração Pública brasileira. Nesse contexto, a capacitação dos servidores públicos ganha lugar de destaque visando adequar as práticas de gestão à nova realidade. Assim, este trabalho, tendo como objeto de estudo a Universidade Federal da Bahia, objetivou analisar o modelo de capacitação implementado na instituição à luz da PNDP, caracterizando os resultados da capacitação do corpo TAE, bem como, os indicadores resultantes dessas ações institucionais. Além disso, mapearam-se as visões dos gestores e TAE acerca desse modelo, explicitando ainda as lacunas por eles apontadas. Para tanto, usou-se a análise de documentos institucionais e aplicaram-se entrevistas com gestores e questionários com os TAE, a fim de se reunir os elementos necessários às análises que responderam à questão de pesquisa. Para a sistematização dos dados obtidos, usaram-se as técnicas de análise de conteúdo e nuvem de palavras. Os resultados apontam que a implementação do modelo de capacitação da UFBA repercutiu em uma mudança do perfil do quadro TAE, com maior escolaridade e melhores níveis de capacitação na carreira. Com relação à análise do modelo em si, nas visões dos gestores e TAE, evidencia-se a priorização do atendimento às demandas individuais dos TAE e a falta de estímulo dos gestores à participação nas capacitações. Sinalizou-se a necessidade de melhorias nos processos de divulgação dos cursos, no planejamento das equipes para participação dos seus membros nas capacitações, e a ausência de feedback do instrumento de mensuração de desempenho às necessidades de capacitação. Dentre as lacunas identificadas, destacam-se a baixa oferta de cursos com temáticas específicas e vinculadas aos processos de trabalho, a ausência de diretrizes estratégicas claras e a falta de complementariedade entre os processos de avaliação de desempenho e capacitação. A partir desses resultados, conclui-se que o modelo de capacitação da IFES é um fator de estímulo ao desenvolvimento na carreira dos TAE, embora, por priorizar competências gerais, seja pouco alinhando aos processos de trabalho. A dissertação possui como limitação principal analisar um fenômeno complexo com base no contexto vivenciado por uma única instituição em tempos mais recentes. Tal limitação pode ser superada com a realização de futuros estudos que partam dos resultados aqui apresentados, incluindo-se novas dimensões de análise e incorporando-se outros aspectos que influenciam os resultados da política de capacitação, a exemplo de clima e cultura organizacional. Também podem ser realizados, com o mesmo intuito, trabalhos comparativos com outras IFES. Para além, sugere-se ainda a realização de trabalhos que explorem as possíveis relações e interferências entre capacitação e análise de desempenho. Com isso, considera-se ser possível o aprofundamento dos conhecimentos sobre a temática em organizações públicas.pt_BR
dc.description.abstractThe promulgation of the National Politics of Staff’s Development (PNDP), by means of decree 5.707/2006, meant a landmark in the adoption of the guiding principles of the APG in Brazilian’s Public Administration. In this context, the qualification of the public servers gains a prominence place, aiming the adjustment of the new practical issues of management to the new reality. That way, this work, having as study object the Federal University of Bahia, aimed to analyze the qualification’s model implemented in the institution in the light of PDNP, characterizing the results of the qualification of TAE as well as the resultant pointers of these institutional actions. In addition to those facts, the manager’s points of view and the TAE of this model were mapped, showing the gaps pointed for them. For this purpose, it was used institutional document analysis, interviews were made with managers, and questionnaires were applied to the TAE, in order to congregate the necessary elements to the analysis that answered the research’s main question. For the systematization of the gotten data, the techniques of content analysis and cloud of words had been used. The results point that the implementation of UFBA’s qualification rebounded in a change of TAE’s general scenario, with higher schooling levels and better qualification levels in the career. With regard to the analysis of the model itself, in the visions of managers and TAE, it is highlighted the prioritization of the attendance to individual demands of TAE and the lack of stimulation of the managers, in which refers to the participation on the qualification’s process. It was signaled the necessity of improvements in the processes of spreading of the courses, in the planning of teams for the participation of its members in the qualifications, and the absence of feedback of the performance’s measure instruments to the qualification necessities. Amongst the identified gaps, stand out the low offers of thematic courses tied with the work processes, the absence of clear strategical lines and the lack of complementarity among the processes that evaluate performance and qualification. From these results, it is possible to conclude that the model of qualification of the IFES is a factor of stimulation to the development of TAE’s careers, although, for prioritizing general jurisdictions, it is little aligned to the work processes. The dissertation has as its main limitation the analysis of a complex phenomenon based in the context of a single institution in more recent times. This limitation can be surpassed with the accomplishment of future studies that consider the results presented here, including new dimensions of analysis and incorporating other aspects that influence the results of qualification policies, such as organizational climate and culture. Works comparing those results with the results of other IFES can also be realized. Beyond that, it is suggested the realization of other studies that explore the possible relations and interferences among qualification and analysis of performance. With this, it is possible to consider the deepening of the theme’s knowledge in public organizations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectGestão de pessoas no serviço públicopt_BR
dc.subjectModelo de capacitação nas IFESpt_BR
dc.subjectUFBApt_BR
dc.titleModelo de capacitação dos servidores da UFBA: uma análise à luz da política nacional de desenvolvimento de pessoal.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSacramento, Ana Rita Silva-
dc.contributor.refereesMonteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado - Antonio Raimundo Cardoso Teixeira Filho.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.