Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29170
Tipo: Dissertação
Título: Saúde bucal e qualidade de vida em pessoas vivendo com HIV/AIDS em terapia antirretroviral
Autor(es): Vieira, Vinicius da Costa
Autor(es): Vieira, Vinicius da Costa
Abstract: Objetivos: Avaliar a saúde bucal e a qualidade de vida relacionada a saúde (QVRS) de pessoas vivendo com HIV/AIDS em terapia antirretroviral assistidas no ambulatório do Serviço de Infectologia do COM-HUPES da UFBA em Salvador, Bahia. Métodos: 1: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com base nas diretrizes Cochrane sobre o uso do instrumento SF-36 para avaliação da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/AIDS em terapia antirretroviral. 2: Um estudo descritivo de corte transversal com 120 pacientes HIV positivo, em uso de terapia antirretroviral assistidos no ambulatório do Serviço de Infectologia do C-HUPES da UFBA foi realizado. A coleta de dados foi realizada de setembro de 2016 a setembro de 2017. O instrumento SF-36 foi utilizado para avaliar qualidade de vida relacionada a saúde, dados clínicos e sócio demográficos foram coletados e a saúde bucal foi avaliada segundo critérios da Organização Mundial de Saúde e da Associação Europeia de Saúde Pública. Foram utilizadas estatísticas descritivas, testes t de amostras independentes independente para comparação de médias, regressão linear simples e uma equação de regressão linear múltipla para avaliar relações entre variáveis. 3: Um relato de caso clínico sobre paciente HIV positivo em terapia antirretroviral que apresentou manifestações bucais atípicas de NET após uso de antirretroviral foi realizado. Resultado: Pacientes com comorbidades apresentaram pior índice de saúde bucal que avalia a doença cárie (CPOD) e piores índices de qualidade de vida do que pacientes sem comorbidades. Mulheres apresentaram piores índices de qualidade de vida e de saúde bucal (CPOD) quando comparadas com homens, e pacientes com depressão também apresentaram piores índices de qualidade de vida e de saúde bucal (CPOD). Foi encontrada relação entre saúde bucal avaliada pelo CPOD e qualidade de vida. Conclusões: O instrumento SF-36 é efetivo para avaliar qualidade de vida em pessoas vivendo com HIV/AIDS; Pacientes com infecção pelo HIV em TARV com depressão diagnosticada merecem atenção especial com relação a qualidade de vida e a saúde bucal. Um paciente que apresentou necrólise epidérmica toxica durante o estudo desenvolveu “lesões em alvo” em cavidade bucal 19 que são descritas na literatura como manifestação em pele de pacientes acometidos por esta doença.
Palavras-chave: HIV
Saúde bucal
Terapia Antirretroviral
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós Graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29170
Data do documento: 4-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vinicius SAUDE BUCAL E QUALIDADE DE VIDA EM PESSOAS VIVENDO COM HIV AIDS EM TERAPIA ANTIRETROVIRAL.pdf5,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.