Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29150
Tipo: Tese
Título: Prevalência e fatores associados à transmissão vertical de HIV, HTLV, HBV, HCV e sífilis em maternidades públicas de Salvador, Bahia
Autor(es): Torres, Ludy Alexandra Vargas
Autor(es): Torres, Ludy Alexandra Vargas
Abstract: As infecções virais crônicas e suas complicações em recém-nascidos constituem-se um problema de saúde pública. Durante a gestação, estas infecções nem sempre são diagnosticadas e tratadas a tempo, levando à manutenção do ciclo de transmissão e elevação do risco de transmissão vertical (TV). Objetivo: Estimar a taxa da infecção materna e de transmissão vertical pelos vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV-1/2), vírus das hepatites (B/C), e da Sífilis assim como os fatores associados. Metodologia: Estudo de corte transversal, realizado com 2.099 parturientes atendidas nas maternidades de Referência Professor José Maria de Magalhães Neto (MRPJMMN) e Climério de Oliveira (MCO), em Salvador, entre abril de 2016 e junho de 2017. Parturientes foram testadas para estas infecções e foram coletados dados sociodemográficos, obstétricos, clínicos e do pré-natal, parto/nascimento e puerpério. As crianças filhas de mães soropositivas foram também testadas. Analise estatístico descritivo e analítico foi realizado usando o programa estatístico SPSS, versão 22. Resultados: Estimou-se uma prevalência 10 de 1,5% para HIV, 0,4% para HTLV, 0,4% para HBV, 0,1% para HCV e 4,7% para sifilis. A avaliação das crianças expostas desses vírus estimou uma taxa de TV de 6,2% para HIV, 40% para HTLV, 0% para HBV e não foi avaliada para HCV. Foram detectada uma taxa de prevalência de 3,7% de casos prováveis para sífilis congênita. Os fatores sociodemográficos, de comportamento e obstétricos das mães associados às infecções dos vírus estudados evidenciaram um contexto de vulnerabilidade individual e social. Conclusão. Existe ainda altas taxas de TV no Salvador, Bahia sugerindo a persistência de fatores como o diagnóstico tardio das infecções na gestação e baixa adesão às recomendações por parturientes em condição de vulnerabilidade.
Palavras-chave: Transmissão Vertical
Soroprevalência HIV
HTLV-1/2
HBV e HCV e Fatores de risco
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós Graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29150
Data do documento: 3-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL Ludy Alexandra Vargas Torres.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.