Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29146
Tipo: Dissertação
Título: Eficácia da combinação do Nintendo WII® a fisioterapia convencional na reabilitação de indivíduos pós-acidente vascular cerebral: um ensaio clínico randomizado
Autor(es): Santos, Luan Rafael Aguiar dos
Autor(es): Santos, Luan Rafael Aguiar dos
Abstract: O Nintendo Wii (NW) têm fracas evidências sobre a sua eficácia quando combinada com a terapia convencional (TC), assim como estudos ressaltam a escassez de trabalhos que analisem os efeitos isolados do NW na reabilitação de indivíduos pós-AVC. No entanto, o NW pode ser um recurso terapêutico promissor, permitindo aplicar conceitos essenciais da neuroplasticidade na reabilitação desses indivíduos. Este trabalho apresenta uma revisão narrativa com o objetivo de compilar o conhecimento atual acerca dos efeitos da combinação do NW a TC, assim como da real eficácia do seu uso isoladamente. Além disso, foi proposto um ensaio clínico randomizado (ECR) com objetivo de investigar se a combinação do NW e TC é superior às duas terapias isoladas, ambas com a mesma dose terapêutica, para a reabilitação do equilíbrio, marcha e melhora da qualidade de vida (QV) de indivíduos pós-AVC. A revisão narrativa foi realizada em bancos de dados eletrônicos para artigos relevantes publicados entre janeiro de 2006 a dezembro de 2017. No ensaio os pacientes foram randomizados, 11 no grupo NW, 15 no grupo TC, e 14 no grupo NWTC, com avaliação realizada pré e pós o 2 meses de intervenção. Os desfechos foram equilíbrio funcional, marcha e QV. Sobre os resultados, ambos os grupos apresentaram melhoras significativas na análise intragrupo, mas não foi encontradas diferenças entre os três grupos para todos os desfechos. A subescala mobilidade do instrumento de QV apresentou uma melhora clinicamente significativa após ambas às intervenções. Em relação à revisão narrativa, foram encontrados resultados promissores sobre os efeitos da combinação do NW e TC, e do uso isolado do NW, para reabilitação do equilíbrio e marcha. O ECR mostrou que o NW pode ser eficaz para reabilitação do equilíbrio, marcha e melhora da qualidade de vida em pacientes pós-AVC crônico, ou em combinação com a TC ou isolada, assim como apenas a reabilitação convencional.
Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral
Terapia de Exposição à Realidade Virtual
Jogos de Vídeo
Reabilitação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós Graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29146
Data do documento: 3-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUAN RAFAEL AGUIAR DOS SANTOS-VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO PPGMS.pdf6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.