Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29131
Tipo: Tese
Título: Efetividade de um programa público de gerenciamento da DPOC baseado no cuidado farmacêutico sobre a utilização dos recursos do sistema de saúde
Autor(es): Pinto, Charleston Ribeiro
Autor(es): Pinto, Charleston Ribeiro
Abstract: Objetivo: Avaliar o efeito de um programa público de gerenciamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) baseado no cuidado farmacêutico (Programa Respira Bahia) sobre a utilização dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos: Trata-se de um estudo coorte ambispectivo que compara duas estratégias de gerenciamento da DPOC (Programa vs cuidado usual do sistema do sistema público de saúde). O estudo foi conduzido no Ambulatório de Referência em DPOC do Programa Respira Bahia, localizado no Hospital Especializado Octávio Mangabeira, em Salvador, Nordeste do Brasil. Foram incluídos no estudo portadores de DPOC moderada a muito grave baseado no diagnóstico espirométrico. A intervenções do Programa consistiam no fornecimento gratuito e contínuo de medicamentos associado ao cuidado farmacêutico. A efetividade das intervenções foi avaliada através dos sintomas de dispneia dos pacientes (escore da Medical Research Council modificada ≥ 2), atendimentos de emergências e hospitalizações, comparando o histórico 12 meses antes e após a admissão de pacientes. Resultados: Um total de 206 pacientes elegíveis foram incluídos entre junho a outubro de 2012. Houve redução significativa (p < 0,001) de 30,9%, 32,1% e 30,1% na frequência de pacientes sintomáticos, atendimentos de emergência e hospitalizações. O número de atendimentos de emergência e hospitalizações relacionadas a DPOC foram significativamente reduzidos (p < 0,001) em 62,4% e 34,4%, respectivamente. Conclusões: Um programa público de gerenciamento da DPOC baseado no cuidado farmacêutico com dispensação gratuita e contínua de medicamentos é uma estratégia efetiva na redução de atendimentos de emergência e hospitalizações no SUS.
Palavras-chave: DPOC
Efetividade
Programa de Gerenciamento de Doença
Cuidado Farmacêutico
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós Graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29131
Data do documento: 2-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Doutorado_Versão Final_30 AGOS 2018 Charleston.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.