Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29128
Tipo: Dissertação
Título: Tuberculose em pessoas vivendo com HIV/AIDS após o diagnóstico de falha virológica, acompanhados em um serviço de referência, Salvador, Bahia, Brasil
Autor(es): Rebouças, Monaliza Cardoso
Autor(es): Rebouças, Monaliza Cardoso
Abstract: A terapia antirretroviral (TARV) para o HIV levou ao aumento da sobrevida de pacientes infectados pelo HIV. No entanto, a tuberculose (TB) continua a ser a principal infecção oportunista e causa de morte entre as pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA). Este estudo teve como objetivo avaliar a incidência de TB e suas consequências em indivíduos diagnosticados com falência virológica do HIV. O artigo 1 trata da revisão de literatura sobre os aspectos relacionados à infecção pelo HIV, tratamento antirretroviral, falha virológica e a ocorrência de tuberculose em pessoas vivendo com HIV/AIDS. O tratamento antirretroviral foi associado a uma diminuição da mortalidade e incidência da tuberculose associada ao HIV, assim como à diminuição do risco de outras doenças oportunistas. A TB apresentou influência significativa na ocorrência da falha virológica, reforçando a ligação plausível entre controle virológico ideal e prevenção da TB. O artigo 2 é um estudo de coorte retrospectivo envolvendo PVHA em acompanhamento em um centro de referência de AIDS em Salvador, Bahia, Brasil. Foram incluídas as pessoas com idade superior a 18 anos com infecção pelo HIV utilizando TARV por pelo menos 6 meses, diagnosticadas com falha virológica (maior ou igual a 1000 cópias/mL de HIV-RNA) de janeiro a dezembro de 2013. O diagnóstico de TB foi definido seguindo os critérios da Sociedade Brasileira de Pneumologia. 14 dos 165 (8,5%) pacientes desenvolveram TB em dois anos de seguimento (densidade de incidência = 4,1 pessoas-ano). A morte foi diretamente relacionada à tuberculose em 6/14 (42,9%). Observou-se alta incidência de mortalidade relacionada à tuberculose em pacientes com falência virológica. O diagnóstico e a profilaxia da tuberculose em países de alta incidência, como o Brasil, são críticos para diminuir a morbidade e a mortalidade em PVHA.
Palavras-chave: Tuberculose
Infecção pelo HIV
Mortalidade e Falha Virológica
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós Graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29128
Data do documento: 2-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PPGMS_dissertação_2017_Monaliza_Rebouças.pdf3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.