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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29100
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Laila Andresa-
dc.contributor.authorGomes, Francimária Ribeiro-
dc.creatorGomes, Francimária Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-04-01T18:19:05Z-
dc.date.available2019-04-01T18:19:05Z-
dc.date.issued2019-04-01-
dc.date.submitted2017-08-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29100-
dc.description.abstractO presente trabalho é resultante da investigação que compreende a música enquanto processo comunicativo e, através dela, identifica nos processos cotidianos de protagonismo de mulheres negras do samba de roda e do rap na cidade de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, práticas de comunicação popular. A partir dos estudos da etnomusicologia, que dão significância primária aos eventos sonoros como formas de expressão dos povos que têm a música como elemento de identificação cultural, serão apresentadas pelas próprias interlocutoras suas trajetórias de vidas permeadas pelos gêneros musicais que as marcam, bem como os trânsitos musicais e culturais que atravessam suas vivências. Com apoio das epistemologias feministas, sobretudo dos estudos dos feminismos negros, serão delineados como os marcadores sociais das diferenças estão presentes nos contextos em que essas mulheres negras estão inseridas e como suas escrevivências individuais e coletivas estão presentes em suas produções musicais. Através desses aspectos, a música assume o papel de mediadora das relações cotidianas das interlocutoras, o que coloca suas práticas com potencial de ação de comunicação popular.pt_BR
dc.description.abstractThe present work results from the research that perceives music as a communicative process. Through music, this research identifies practices of popular communication on daily processes of black women’s samba de roda and rap in the city of Cachoeira, at the Recôncavo Baiano. From the studies of ethnomusicology, which consider primarily the sound events as means of expressions of peoples that has music as an element of cultural identification, the life trajectories and the music genres that permeates them will be presented by the interlocutors themselves, as well as musical and cultural transits that pass through their lives. With the support of feminist epistemologies, mainly from black feminist studies, it will be outlined how the social markers of difference are present in the context where these women are inserted and how their individual and collective escrevivências are on their musical writings. Through these aspects, music takes the role of the mediator of daily relations of the interlocutors, which puts their practices as a potential action of popular communication.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres Negraspt_BR
dc.subjectComunicação Popularpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectFeminismospt_BR
dc.titleTrânsitos Musicais e Comunicação Popular: Experiências de protagonismo de Mulheres Negras em Cachoeira, BA.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMarques, Francisca Helena-
dc.contributor.refereesSouza, Ana Claudia Gomes de-
dc.contributor.refereesMano, Maíra Kubik Taveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEstudos de Gêneropt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEtnomusicologiapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGNEIM)

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