Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29091
Tipo: Tese
Título: Osteoartrite de joelho: efeito da neuromodulação associada a exercícios na dor, função e excitabilidade cortical
Autor(es): Santos, Cleber Luz
Autor(es): Santos, Cleber Luz
Abstract: Contextualização: A osteoartrite (OA) de joelho está associada a dor crônica e incapacidade funcional progressiva. Exercícios terapêuticos são recomendados, porém possuem efeito somente a médio prazo e algumas vezes pequeno tamanho de efeito. A aplicação de eletroestimulação periférica (PES) ou estimulação transcraniana por corrente direta (tDCS) podem potencializar seus efeitos, mas não há dados suficientes para apoiar esta combinação. Objetivo: Verificar o efeito da adição de tDCS combinada ou não a PES antes dos exercícios na dor, função e qualidade de vida e suas correlações com a excitabilidade cortical de sujeitos com OA de joelho. Materiais e métodos: Foi realizado um ensaio clínico randomizado duplocego e controlado com quatro grupos (tDCSsham+PESativo / tDCSsham+PESsham / tDCSativo+PESativo / tDCSativo+PESsham). Cada grupo recebeu eletroestimulações antes dos exercícios por cinco dias consecutivos. Todos foram avaliados no baseline (30 dias antes), pré-intervenção (1 mês após o baseline), pós-intervenção e com 30 dias de follow-up. Os desfechos primários foram dor (escala visual analógica), função (WOMAC) e limiar de dor à pressão (algometria) no joelho mais dolorido. Os desfechos secundários foram qualidade de vida e as medidas eletrofisiológicas da excitabilidade cortical (Potencial evocado motor, período silente, inibição intracortical e facilitação intracortical) obtidos através da estimulação magnética transcraniana. Conjuntamente, foi realizada uma análise transversal da excitabilidade cortical de sujeitos com OA de joelho e controle sadios. Resultados: Foram avaliados 27 sujeitos no estudo piloto e os achados indicam maior redução da dor e melhora na função no grupo tDCSativo+PESativo. O limiar de dor do joelho mais dolorido e a qualidade vida não foram influenciados pelas intervenções. A excitabilidade cortical dos sujeitos com OA de joelho diferiu de controles. As intervenções não foram associadas a efeitos adversos significativos. Conclusão: A adição de tDCS e PES levam a uma redução da dor e melhora na função em sujeitos com osteoartrite de joelho. A aplicação de tDCS e PES ativos não representa risco adicional ao usuário.
Palavras-chave: Osteoartrite de joelho
Dor
Exercício
Terapia por eletroestimulação
Estimulação transcraniana por corrente contínua
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós Graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29091
Data do documento: 1-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.