Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29089
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O perfil das infecções por acinetobacter: uma análise clínica, epidemiológica, dos mecanismos de resistência e tratamento
Autor(es): Dantas, Francisco Leonardo Pereira
Autor(es): Dantas, Francisco Leonardo Pereira
Abstract: O gênero Acinetobacter consiste em bacilos Gram-negativos, imóveis não fermentadores, não formadores de esporos, aeróbio estrito, catalase positiva e oxidase negativa (1). São tradicionalmente classificados como patógenos oportunistas de patogenicidade baixa, com importantes fatores de virulência e muito prevalentes em infecções nosocomiais (2). No entanto, tal cenário vem mudando, uma vez que o aumento na morbidade e mortalidade das infecções adquiridas na comunidade, apesar de ainda raras, demonstrou que este organismo pode ser altamente virulento com propensão a causar doença invasiva em pacientes não criticamente enfermos (3) como os diabéticos, tabagistas, pacientes com DPOC e em uso abusivo de álcool. As espécies se distribuem tanto no ambiente quanto em hospitais e possuem capacidade de suportar condições ambientais hostis entre elas variações de temperatura, soluções desinfetantes e superfícies secas (4). Dentre as espécies do gênero, Acinetobacter baumannii é a mais frequentemente isolada, mais resistente e de maior importância clínica, afetando principalmente pacientes graves em unidades hospitalares. Este microrganismo é caracterizado por resistência a ambientes adversos o que lhe permite se espalhar rapidamente e desenvolver resistência aos antibióticos convencionais (5). Tais mecanismos de resistência como produção de β-lactamases, bombas de efluxo, enzimas modificadoras de aminoglicosídeos, modificações no alvo dos antimicrobianos e na membrana externa, associados aos diversos fatores de virulência fazem surgir bactérias multirresistentes em diversos centros hospitalares. A transmissão intra-hospitalar é responsável pela grande maioria das infecções, sendo os pacientes graves com múltiplas comorbidades e prolongados períodos de antibioticoterapia os de maior risco para adquirir infecções. As manifestações clínicas mais comuns são a pneumonia, bacteremia, infecções da pele e tecidos moles, infecções do trato urinário e meningite. Nas últimas décadas, as infecções por Acinetobacter tornaram-se mais relevantes graças a sua habilidade em desenvolver resistência aos diversos antimicrobianos e a sua competência em resisitir as condições desfavoráveis do ambiente. Tais elementos fazem deste microrganismo causador de uma crescente morbimortalidade particularmente nos doentes mais graves (6). 6 Assim, diante da crescente relevância das infecções por Acinetobacter, o seguinte estudo se dispõe a traçar o perfil clínico, epidemiológico, patogenicidade, mecanismos de resistência e tratamento principalmente do Acinetobacter baumannii que é a espécie mais prevalente e relevante clinicamente para que seja possível melhorar o controle das infecções e o tratamento dos pacientes.
Palavras-chave: Acinetobacter
Acinetobacter baumannii
clinical
epidemiologic
infections
prevention
pathogenensis
resistance
multiresistant
microbiology
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: FMB - UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29089
Data do documento: 1-Abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.