Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreno, Abigail Ferreira da Silva-
dc.contributor.authorCardoso, Kedryn Cerqueira-
dc.contributor.authorMasson, Maria Lúcia Vaz-
dc.creatorMoreno, Abigail Ferreira da Silva-
dc.creatorCardoso, Kedryn Cerqueira-
dc.creatorMasson, Maria Lúcia Vaz-
dc.date.accessioned2019-03-26T18:23:34Z-
dc.date.available2019-03-26T18:23:34Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.otherRelatório de Pesquisa-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29006-
dc.descriptionResultados do desenvolvimento de plano de trabalho “Estratégias Protetoras da Voz: elaboração de uma cartilha educativa”, realizado por intermédio do Edital PAEXDoc 2018, vinculado ao Projeto de Extensão SIATEX nº 8223 “Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor” para fins de registro no Repositório Institucional da UFBA.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: a elevada prevalência de distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT) em docentes levou o grupo de pesquisa associado à extensão TRASSADO a desenvolver estratégias que protegessem a voz de professores dos agravos impostos pelas condições de trabalho inadequadas, sobretudo a sobrecarga vocal. Com os desfechos positivos, elaboraram uma cartilha educativa para viabilizar o acesso das técnicas aos cuidados em saúde. Adicionalmente, desenvolveram ferramentas em ciberespaços a fim de contemplar um número maior de docentes por meio de ambiente virtual. Objetivo: consistiu na criação de materiais educativos, impresso e virtual, sobre estratégias protetoras da voz do professor e divulgação de ações para melhoria das condições de trabalho docente. Metodologia: durante a vigência da bolsa (outubro/dezembro 2018) foi construída uma cartilha, a qual foi apresentada e discutida com professores em rodas de conversas. Resultados: o protótipo inicial de cartilha foi discutido e ajustado a partir das sugestões realizadas. Adicionalmente, foi desenvolvido um blog com o domínio TRASSADO, no qual será disponibilizada a sua versão impressa, juntamente com vídeos instrucionais por meio do endereço https://trassado.blogspot.com. Conclusão: a cartilha educativa com as estratégias protetoras da voz do professor, a metodologia de rodas de conversa, as ferramentas audiovisuais e em ciberespaço podem contribuir não só para orientar o público-alvo sobre os cuidados com a voz, mas também para despertar/fortalecer reflexões coletivas acerca de melhores condições de saúde e trabalho para a categoria docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPROEXT/UFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto de extensãopt_BR
dc.subjectDistúrbio de voz - Cartilha educativapt_BR
dc.subjectProfessores - Sobrecarga vocalpt_BR
dc.subjectVoz - Estratégias protetoraspt_BR
dc.titleEstratégias protetoras da voz: elaboração de uma cartilha educativapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Relatório de Pesquisa (PAEXDoc)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO PAEXDoc 2018 PARA O REPOSITÓRIO_UFBA_19.03.19.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.