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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moreno, Abigail Ferreira da Silva | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Kedryn Cerqueira | - |
dc.contributor.author | Masson, Maria Lúcia Vaz | - |
dc.creator | Moreno, Abigail Ferreira da Silva | - |
dc.creator | Cardoso, Kedryn Cerqueira | - |
dc.creator | Masson, Maria Lúcia Vaz | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T18:23:34Z | - |
dc.date.available | 2019-03-26T18:23:34Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.other | Relatório de Pesquisa | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29006 | - |
dc.description | Resultados do desenvolvimento de plano de trabalho “Estratégias Protetoras da Voz: elaboração de uma cartilha educativa”, realizado por intermédio do Edital PAEXDoc 2018, vinculado ao Projeto de Extensão SIATEX nº 8223 “Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor” para fins de registro no Repositório Institucional da UFBA. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: a elevada prevalência de distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT) em docentes levou o grupo de pesquisa associado à extensão TRASSADO a desenvolver estratégias que protegessem a voz de professores dos agravos impostos pelas condições de trabalho inadequadas, sobretudo a sobrecarga vocal. Com os desfechos positivos, elaboraram uma cartilha educativa para viabilizar o acesso das técnicas aos cuidados em saúde. Adicionalmente, desenvolveram ferramentas em ciberespaços a fim de contemplar um número maior de docentes por meio de ambiente virtual. Objetivo: consistiu na criação de materiais educativos, impresso e virtual, sobre estratégias protetoras da voz do professor e divulgação de ações para melhoria das condições de trabalho docente. Metodologia: durante a vigência da bolsa (outubro/dezembro 2018) foi construída uma cartilha, a qual foi apresentada e discutida com professores em rodas de conversas. Resultados: o protótipo inicial de cartilha foi discutido e ajustado a partir das sugestões realizadas. Adicionalmente, foi desenvolvido um blog com o domínio TRASSADO, no qual será disponibilizada a sua versão impressa, juntamente com vídeos instrucionais por meio do endereço https://trassado.blogspot.com. Conclusão: a cartilha educativa com as estratégias protetoras da voz do professor, a metodologia de rodas de conversa, as ferramentas audiovisuais e em ciberespaço podem contribuir não só para orientar o público-alvo sobre os cuidados com a voz, mas também para despertar/fortalecer reflexões coletivas acerca de melhores condições de saúde e trabalho para a categoria docente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | PROEXT/UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto de extensão | pt_BR |
dc.subject | Distúrbio de voz - Cartilha educativa | pt_BR |
dc.subject | Professores - Sobrecarga vocal | pt_BR |
dc.subject | Voz - Estratégias protetoras | pt_BR |
dc.title | Estratégias protetoras da voz: elaboração de uma cartilha educativa | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatório de Pesquisa (PAEXDoc) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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