Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, Elizabeth Reis-
dc.contributor.authorIacono, Jane Peruzo-
dc.creatorIacono, Jane Peruzo-
dc.date.accessioned2019-03-20T12:28:28Z-
dc.date.available2019-03-20T12:28:28Z-
dc.date.issued2019-03-20-
dc.date.submitted2014-03-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28922-
dc.description.abstractEsta pesquisa, de cunho quantitativo e qualitativo e de caráter transversal, objetiva identificar e analisar processos fonológicos na escrita de alunos com deficiência intelectual matriculados em Salas de Recursos Multifuncionais de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa fundamenta-se na Teoria da Fonologia Natural (STAMPE, 1973) e em estudos sobre processos fonológicos (TEIXEIRA, 1988, 1991). A coleta de dados envolveu sessões individuais de escrita de 30 palavras reais do português e 30 pseudopalavras retiradas do Aplicativo para Teste de Leitura - APPTL (MOREIRA, 2009). Participaram da pesquisa cinco sujeitos com deficiência intelectual, com idade entre 13 e 22 anos, alunos de colégios estaduais de Cascavel/PR. Os resultados indicam que vários processos identificados na aquisição fonológica do português também ocorrem na escrita de sujeitos com deficiência intelectual, sendo enquadrados em três categorias: Processos Modificadores Estruturais, Processos de Substituição e Processos Sensíveis ao Contexto. Na categoria dos Processos Modificadores Estruturais, foram mais recorrentes os Processos de Simplificação da Consoante Final e Simplificação dos Encontros Consonantais; na categoria dos Processos de Substituição, destacaram-se os Processos de Sonorização e Confusão das Líquidas; e, na categoria dos Processos Sensíveis ao Contexto, predominou o processo de Assimilação. Constatou-se, ainda, além da presença de padrões e estratégias de simplificação fonológica, Trocas Semânticas e Lexicalizações. Houve predominância de processos fonológicos relativos à categoria Processos Modificadores Estruturais, seguida pelas categorias Processos de Substituição e Processos Sensíveis ao Contexto.pt_BR
dc.description.abstractThis cross-sectional, quantitative and qualitative research aims at identifying and analyzing phonological processes in the writing of students with intellectual disabilities from Multifunctional Resource Classrooms of 6th to 9th years of Elementary School. The study is based on Natural Phonology Theory (STAMPE, 1973) and works on phonological processes (TEIXEIRA, 1988, 1991). Data collection involved individual sessions of writing 30 Portuguese real words and 30 nonsense words extracted from the Application for Reading Test (MOREIRA, 2009). The research participants were five subjects with intellectual disabilities, aged between 13 and 22, who attended state public schools in Cascavel (Paraná, Brazil). The results indicated that several processes identified in the phonological acquisition of Portuguese also occurred in the writing of subjects with intellectual disabilities, falling into three categories: Syllable Structure Processes, Substitution Processes and Context-Sensitive Processes. In the category of Syllable Structure Processes, the Processes of Final Consonant Deletion and Cluster Reduction were the most recurrent; in the category of Substitution Processes, the Processes of Voicing and Gliding of Liquids were the most evident; and, in the category of Context-Sensitive Processes, the Assimilation Process was predominant. Besides patterns and strategies of Phonological Simplifications, it was also found the presence of Semantic Substitutions and Lexicalization. The category of Syllable Structure Processes showed the highest incidence of occurrence, followed by the categories of Substitution and Context-Sensitive Processes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectSala de recursos multifuncionaispt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectProcessos fonológicospt_BR
dc.subjectIntellectual Disabilitiespt_BR
dc.subjectMultifuncional resourcers classroomspt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectPhonological processespt_BR
dc.titleProcessos fonológicos presentes na escrita de alunos com deficiência intelectual de salas de recursospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesTeixeira, Elizabeth Reis-
dc.contributor.refereesSella, Aparecida Feola-
dc.contributor.refereesBusse, Sanimar-
dc.contributor.refereesSilva, Claudia Tereza Sobrinho-
dc.contributor.refereesPepe, Vera Pedreira dos Santos-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Lingüísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - JANE PERUZO IACONO - PROCESSOS FONOLÓGICOS 2014.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.