https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28847
Tipo: | Dissertação |
Título: | POR UMA LÍRICA ALÉM DO PAPEL: O TRAÇO DA MEMÓRIA EM ÂNGELA VILMA |
Autor(es): | Freitas, Naiana Pereira de |
Autor(es): | Freitas, Naiana Pereira de |
Abstract: | Este estudo propõe investigar como os traços de memória se presentificam nos poemas
publicados, em 2012, no blog Aeronauta da escritora baiana Ângela Vilma. Para este fim,
traça-se uma breve trajetória da produção de autoria feminina no Brasil, a fim de estabelecer
uma discussão acerca da relação entre a escrita produzida por mulheres e a memória
individual. Na presente abordagem, analisa-se a partir da ótica da crítica literária feminista,
como a memória é/foi um fator relevante para a produção de autoria feminina, desde o século
XIX com os diários manuscritos até o início do século XXI com a circulação de uma literatura
circunscrita ao suporte blog. Esta nova ferramenta ampliou a circulação de uma literatura
digital e/ou eletrônica favorecendo o desenvolvimento e/ou ascensão de uma escrita de autoria
feminina no Brasil. Por isso, investigam-se os modos de produção e publicação da poesia
lírica no mercado editorial, visto que na contemporaneidade este circuito: autor, leitor e texto
foi alterado pela inserção das novas tecnologias, como por exemplo, o blog. Assim, a partir do
corpus estabelecido pretende-se analisar, os possíveis traços de memória presentes em quatro
poemas de Ângela Vilma publicados no blog Aeronauta durante o ano de 2012. Estes poemas
em comum apresentam a tensão entre o ato de lembrar e de esquecer, ações aparentemente
opostas, mas indispensáveis para o estabelecimento da memória do sujeito. E por fim é
possível perceber a interseção entre a memória individual e a memória coletiva na
constituição da lírica apresentada. Este estudo baseia-se em discussões anteriores
desenvolvidas por alguns pesquisadores, como Pierre Lévy (1993), Fabiana Komesu (2004),
Denise Schittine (2004), Beatriz Resende (2008), Erik Schollhammer (2009), Angela Guida
(2011), Lucia Santaella (2011), que discutem acerca do suporte digital e da literatura
contemporânea publicada em meio impresso e digital; Michele Perrot (1989,2012), Zahidé
Lupinacci Muzart (1990,2003), Maurice Halbwachs (1990), Nelly Novaes Coelho (1993),
Luiza Lobo (1993, 2002,2007), Ecléa Bosi (1994), Nancy Rita Ferreira Vieira (1998, 2015),
Constância Lima Duarte (2003,2015), Norma Telles (2008) tratam sobre a autoria feminina e
a memória. Por sua vez, Hugo Friedrich (1978), Walter Benjamim (1989), Célia Pedrosa
(2011), Octavio Paz (2012) fornecem as bases para a discussão sobre a poesia lírica. This study proposes to investigate how the memories traits perform in the poems published in 2012 on the baiana writer’s blog Aeronauta of Ângela Vilma. For this purpose a brief trajectory of the literary production of women’s authorship in Brazil is provided, in order to establish a discussion about the relationship between the writing produced by women and the individual memory. In the present approach is aimed to analyze, from the feminist literary criticism point of view, how the memory is/was a relevant factor for the women's authorship production since the 19th century with the writing of diary till the beginning of the 21st century with the circulation of a literature limited to the electronic support blog. This new tool increases the circulation of a literature in digital form by fostering the development and the rise of a writing of women's authorship in Brazil. This work also intends to establish an approximation between the blogs' study and the practice of feminine writing in digital environment. And, to this purpose, it investigates the literary production method and publication of the lyric poetry in the publishing market, because, in the contemporaneity, this circuit has been altered by the inclusion of the new technologies (medium) as blog. Thus, from the delimited corpus, we intend to analyze the possible marks of memory present in four poems by Ângela Vilma published on the blog Aeronauta during 2012. These poems express in common the tension between the act of reminding and the act of forgetting, apparently opposing actions but essential for the establishment the memory of the subject. And finally, it is also possible to observe the intersection between the individual memory and collective memory in the formation of the presented lyric. This study is based on the previous discussions that were developed by researchers as Pierre Lévy (1993), Fabiana Komesu (2004), Denise Schittine (2004), Beatriz Resende (2008), Erik Schllhammer (2009), Angela Guida (2011), Lucia Santaella (2011), who discuss about the digital support, published contemporary literature in media both print and electronic; Michele Perrot (1989, 2012), Zahidé Lupinacci Muzart (1990, 2003), Maurice Halbwachs (1990), Nelly Novaes Coelho (1993), Luiza Lobo (1993, 2002, 2007), Ecléa Bosi (1994), Nancy Rita Ferreira Vieira (1998, 2015), Constância Lima Duarte (2003, 2015), Norma Telles (2008), who deal with the women's authorship and memory, in turn, Hugo Friedrich (1978), Walter Benjamim (1989), Célia Pedrosa (2011) and Octavio Paz provide the foundation for discussion about the lyric poetry. |
Palavras-chave: | Literatura em espaço digital Autoria feminina Poesia lírica Memória Vilma, Ângela, 1967- |
CNPq: | Letras |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28847 |
Data do documento: | 14-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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