Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Rachel Esteves-
dc.contributor.authorCosta, Júlia Morena Silva da-
dc.creatorCosta, Júlia Morena Silva da-
dc.date.accessioned2019-03-14T17:53:33Z-
dc.date.available2019-03-14T17:53:33Z-
dc.date.issued2019-03-14-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28843-
dc.description.abstractEsta tese visa analisar a narrativa de Roberto Bolaño como um projeto literário coerente e inter-relacionado que responde a dois esgotamentos de propostas modernas que tiveram lugar na América Latina durante o século XX. A primeira se refere às tentativas políticas utópicas que tiveram a adesão da esquerda latino-americana, cujo maior expoente se deu no Chile na década de 1970, violentamente oprimidas pelas ditaduras. E a segunda diz respeito aos movimentos e produções das vanguardas literárias que ocorreram no continente, mas que perderam sua força propositiva. A partir da abordagem dos contextos referenciados pela sua narrativa e formadores do autor e de sua geração, tratou-se de considerar como Roberto Bolaño e sua obra se inserem nos dois campos acima abordados. Acredita-se que o caminho encontrado pelo autor para lidar com os dois fracassos foi o da elaboração estética. Por tal, esta pesquisa procedeu à análise do tratamento dado à imagem, ao tempo e ao fragmento em sua narrativa, elementos tão caros à modernidade. O cinema foi tomado por este estudo como uma arte de diálogo para viabilizar a análise dos três elementos acima mencionados, sempre os relacionando com as condições históricas, sociais e culturais que marcam os caminhos do autor e de sua narrativa.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de esta tesis es analizar la narrativa de Roberto Bolaño como un proyecto literario coherente e inter-relacionado que responde a dos agotamientos de propuestas modernas que tuvieran lugar en América Latina durante el siglo XX. La primera se refiere a los intentos políticos utópicos que obtuvieron la adhesión de la izquierda latinoamericana, cuyo mayor exponente se dio en Chile en la década del 1970, violentamente oprimidos por las dictaduras. Y la segunda dice respecto a los movimientos y producciones de las vanguardias literarias que ocurrieron en el continente, pero que, sin embargo, perdieron su fuerza propositiva. A partir del abordaje de los contextos referenciados por su narrativa y formadores del autor y de su generación, se trató de considerar como Roberto Bolaño y su obra se insertan en los dos campos anteriormente tratados. Se cree que el camino encontrado por el autor para lidiar con los dos fracasos fue el de la elaboración estética. Por eso, esta investigación procedió al análisis del tratamiento dado a la imagen, al tiempo y al fragmento en su narrativa, elementos tan importantes para la modernidad. El cine fue tomado por este estudio como un arte de diálogo para viabilizar el análisis de los tres elementos mencionados, siempre relacionándolos con las condiciones históricas, sociales y culturales que marcan los caminos del autor y de su narrativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRoberto Bolañopt_BR
dc.subjectLiteratura e cinemapt_BR
dc.subjectLiteratura hispano-americana contemporâneapt_BR
dc.titleESTÉTICA DO FRACASSO: O PROJETO LITERÁRIO DE BOLAÑOpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesROSA, GRÍNOR ROJO DE LA-
dc.contributor.refereesROSA, SARA ROJO DE LA-
dc.contributor.refereesAZEVEDO, LUCIENE ALMEIDA DE-
dc.contributor.refereesYERRO, JORGE HERNÁN-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Julia Morena Silva da Costa_Estetica do Fracasso.pdf15,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.