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Tipo: Tese
Título: Tramas do sagrado: a poética de Elomar Figueira Mello
Autor(es): Guerreiro, Simone da Silva
Autor(es): Guerreiro, Simone da Silva
Abstract: Este trabalho se fundamenta no estudo sobre a temática do sagrado, em seu aspecto paradoxal, ambíguo e antinômico, ao qual se denomina de tramas do sagrado. Para isso, recorre-se ao pensamento de Martin Heidegger, em seu diálogo com o poetar, e às reflexões, conceitos e tipologias da Teoria da Literatura sobre a linguagem e a prática literárias e suas relações com a realidade. Observa-se como o tema escolhido do sagrado constitui o fio que compõe a trama textual, evidenciando as tensões entre o artista e o homem religioso, modelos apreendidos do texto, da escritura. A pergunta de Hölderlin “para quê poetas em tempo indigente?”, retomada por Heidegger, é colocada para pensar o lugar do poeta contemporâneo, num tempo em que os deuses se evadiram e no qual se experimentam o abismo, o deserto e a ausência de fundamento. Também o signo artístico se esvazia e a modernidade artística passa a representar uma arte dessacralizada, como a entendeu Walter Benjamin, ou desumanizada, no pensamento de Ortega y Gasset sobre a arte contemporânea. A tese constitui-se numa leitura dos textos poético-musicais do compositor baiano Elomar Figueira Mello, em suas diversas linguagens e gêneros - canção, ensaio, poema, romance, teatro e ópera -, e dá visibilidade a uma prática artística, literária, musical e teatral singular, enraizada no sertão, com um estilo clássico e traços da literatura medieval e do romantismo.
This work is based upon literary studies which refer to the sacred writing aspect of composition, the so called sacred writing plot, and its ambiguous, paradoxical, antinonimous features. Martin Heidegger’s thought has been referred in this particular work along with his poetic dialogue, deepest reflections, concepts and Literary Theory typology, which deals with language and literacy realistic topics to reality as a means of exhaustive literary practice. Another relevant point is how the sacred writing plot, as a main theme in the author’s fiction is strongly remarked in the text, making evident the psychological stress between the poet and the religious man, both characterized by models raised from his text and Scriptures. Höderlin’s argument is then reviewed by Heidegger, in order to debate the place taken by the contemporary poet in a time in which gods have swerved from men’s life, abyss, desert and absence of logic have taken place, such as in: “What is ‘poets in needy time’ for?”. The artistic sign is also depleted and modern artistry represents a desecrated or inhuman form of art , as Walter Benjamin has clearly pointed, as he interpreted Ortega Y Gasset’s quote on contemporary art. This dissertation is a thorough review upon Brazilian songwriter Elomar Figueira Mello’s poetry in his diverse language and genres, such as, songs, essays, poems, novels, drama and opera. It also brings up to public the composer’s literary practice which mixes unique drama, literature and music together, based upon backlands from his boyhood place and time in a classical style that revives medieval, romantic composition.
Este trabajo, que se intitula “Tramas del Sagrado”, es procedente del estudio sobre la temática del sagrado, en su aspecto paradójico, ambiguo y contradictorio. Para ello, se ha recurrido al pensamiento de Martin Heidegger, en su diálogo con la poesía, las reflexiones, conceptos y tipologías de la Teoría de la Literatura sobre el lenguaje literario y la práctica literaria, además de sus relaciones con la realidad. Se observa el modo como el tema del sagrado compone el hilo del cual se constituye la trama textual, poniendo en evidencia las tensiones entre el artista y el hombre religioso, modelos tomados del texto, de la escritura. La pregunta de Hölderlin “¿para qué poetas en tiempo indigente?”, retomada por Heidegger, nos instiga a pensar el lugar del poeta contemporáneo, en un tiempo en el cual los dioses se evadieron y experimentaron el abismo, el deserto y la ausencia de fundamento. En este mismo tiempo, el signo artístico se ha vaciado y la modernidad artística ha pasado, entonces, a representar un arte des-sacralizado, como lo ha entendido Walter Benjamin, o aún des-humanizado, en el pensamiento de Ortega y Gasset. La tesis es el resultado de una lectura de los textos poético-musicales del compositor baiano Elomar Figueira Mello, en sus diversos lenguajes y géneros - canción, ensayo, poema, romance, teatro y ópera. El trabajo, de esta forma, intenciona dar una mayor visibilidad a esta práctica artística, literaria, musical y teatral singular, arraigada en el sertón, y poseedora de un estilo clásico y de rasgos de la literatura medieval y del romanticismo.
Palavras-chave: Mello, Elomar Figueira - Crítica e interpretação
Mello, Elomar Figueira – Canções e músicas
Literatura - Filosofia
O sagrado
Música popular
Literatura medieval
Tramas do sagrado
Poesia
Pensamento
Sertão
Música
Ópera
Medieval
Sacred writing plot
Poetry
Thought
Brazilian backlands
Songwriting
Opera
Medieval composition
Tramas del sagrado
Poesía
Pensamiento
Sertón
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28756
Data do documento: 27-Fev-2019
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