Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28730
Tipo: Dissertação
Título: Efeito da redução da vazão de restrição defluente da barragem de xingó na salinidade da água no baixo trecho do rio São Francisco
Autor(es): Fonseca, Sândira Lívia Moraes
Autor(es): Fonseca, Sândira Lívia Moraes
Abstract: A operação de reservatórios pode afetar o fluxo do rio. Este é fundamental para o ecossistema. Entre os parâmetros de qualidade da água sujeitos a alterações de fluxo, a salinidade se destaca por ser um parâmetro intrinsicamente associado com a qualidade do ecossistema. A salinização possui o potencial de causar danos irreversíveis à estrutura e função das comunidades aquáticas. A salinidade também é um fator crítico das características do estuário. A variação sazonal da salinidade nos estuários é controlada pelo fluxo de água doce dos rios, e ambos auxiliam na estruturação das associações de peixes. A salinidade pode afetar comunidades ribeirinhas, caso ocorram mudanças nas faixas da salinidade das águas em seus respectivos usos, consuntivos e não consuntivos. Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito das sucessivas reduções de vazões defluentes da barragem de Xingó na salinidade da água, no baixo trecho do rio São Francisco. Para tanto foi necessário analisar a salinidade a jusante da barragem de Xingó, analisar a relação entre as reduções de vazões defluentes e a salinidade da água; e analisar a evolução espacial da salinidade em função da distância dos pontos amostrais até a foz. O trecho de estudo compreendeu desde Pão de Açucar_AL a 160 km da foz até um ponto cerca de 5 Km da foz em Piaçabuçu-AL, já no estuário. Para este estudo foi realizada revisão de literatura, análise de dados secundários, coletas de campo e medidas in loco, análise em laboratório para validação dos dados e testes de correlação. Nos pontos mais afastados da foz tanto a superfície quanto o fundo do rio são fortemente influenciados pelas reduções das vazões. Foi possível inferir que, com as reduções das vazões defluentes a partir do ano de 2013, houve considerável aumento da salinidade na seção 11 (ponto amostral ESF18), distante da foz 9,3 km, localizada entre Piaçabuçu-AL e Brejo Grande-SE. Com a continuidade das reduções de vazões, seções mais afastadas da foz apresentaram valores elevados de salinidade tanto no fundo quanto na superfície d’água. Este estudo indica grande impacto causado pela alteração de regime fluvial, na salinidade das águas do baixo trecho do rio São Francisco. Tal situação afeta a qualidade da água para o consumo pela população ribeirinha, principalmente no município de Piaçabuçú-AL.
Palavras-chave: Salinização
reservatórios
Qualidade da Água - Parâmetros
deluentes
CNPq: Meio ambientes, Água e Saneamento
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Meio ambiente, Água e saneamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28730
Data do documento: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (MAASA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
V2-Dissertação Sândira L M Fonseca -MAASA- jan 2018 (2).pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.