Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Suzane Lima-
dc.contributor.authorCosta, Thaiane Pinheiro-
dc.creatorCosta, Thaiane Pinheiro-
dc.date.accessioned2019-02-21T19:53:39Z-
dc.date.available2019-02-21T19:53:39Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28700-
dc.description.abstractNesta dissertação, tenho por objetivo apresentar e discutir as narrativas de autoria do Povo Kiriri. Para tanto, analiso as textualidades presentes nos livros Nosso Povo: Leituras Kiriri: educação diferenciada na visão do povo Kiriri – Aluno e Nosso Povo: Leituras Kiriri: educação diferenciada na visão do povo Kiriri – Caderno de Orientação Metodológica – Professor, ambos publicados em 2007. A partir desses livros, examino como essas narrativas/literaturas compõem o projeto de reconstituição político-social, reconhecimento e de resistência do coletivo Kiriri no presente, etnia que está localizada geopoliticamente na região Norte do estado da Bahia. A metodologia de trabalho adotada foi a leitura analítica dos livros, destacando dezoito textualidades das obras supracitadas, observando os elementos que tornam possível sustentar a ideia de que a produção das narrativas, herança da memória dos antepassados e constituída em coletividade, atuam no processo de reconhecimento simbólico e material desse povo. Os resultados da análise demonstram que essas escrituras são constituídas a partir dos rastros da memória social e das práticas sociais desse grupo, servindo como espaço discursivo de resistência, re-existência e reinvenção dos Kiriri na busca por reconhecimento e justiça.pt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation, I have as objective to present and discuss the authentic narratives of the Kiriri people. To do this, I analyze the textualities present in the books Our People: Kiriri Readings: Differentiated Education in the Kiriri People's Vision – Student and Our People: Kiriri Readings: Differentiated Education in the Kiriri People's Vision – Methodological Guidance notebook – Professor, both published on 2007. From these books I examine how these narratives/literatures compose the project of the sociopolitical reconstitution, recognition and re-existance of the Kiriri‟s colective in the present, ethnicity which is geopolitically located in the North region of State of Bahia. The adopted work methodology was the analytical readings of the books, detaching eighteen textualities from the above mentioned works, observing the elements which make possible to sustain the idea that the narratives, inheritance of the memory of the ancestors and constituted in collectivity, act in the process of symbolic and material recognition of Kiriri‟s people. The results from the analysis show that these scriptures are constituted from the social-memory traces and also from the social practices of that group, serving as discursive space of resistance, re-existance and reinvention of Kiriri‟s people in the pursuit for recognition and justice.pt_BR
dc.description.sponsorshipFapesbpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectKiriript_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectReconstituiçãopt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.titleAS NARRATIVAS DO POVO KIRIRI: UMA LITERATURA DO RECONHECIMENTOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFerreira, Maria das Graças-
dc.contributor.refereesLima, Rachel Esteves-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação THAIANE PINHEIRO COSTA.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.