Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNatansohn, Graciela-
dc.contributor.authorNascimento, Jessica-
dc.creatorNascimento, Jessica-
dc.date.accessioned2019-02-07T19:00:28Z-
dc.date.available2019-02-07T19:00:28Z-
dc.date.issued2019-02-07-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28567-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar estereótipos de gênero presentes na construção dos aspectos visuais, funcionais e narrativos das personagens femininas "Tanque" e "Suporte", do jogo eletrônico online League of Legends (LoL), por estas serem as funções mais estereotipadas entre todas do jogo. Pretendeu-se constatar se a presença de estereótipos femininos no LoL, decorrente de determinados padrões sociais e estéticos impostos à representação midiática das mulheres, influencia na dinâmica e interação entre os(as) jogadores(as) ou reflete em suas percepções em relação às diferenças de gênero e à presença feminina no jogo. A escolha de League of Legends como objeto de estudo se deu por sua relevância no cenário atual dos jogos eletrônicos online e também pela presença marcante de estereótipos tradicionais e rígidos nas referidas personagens, apesar das transformações sociais e políticas decorrentes dos movimentos feministas. Neste trabalho, os jogos eletrônicos são entendidos como fenômenos culturais, capazes de contribuir para a formação dos modos de ser e agir de um indivíduo. Desta forma, é pertinente analisar quais efeitos os estereótipos de gênero exercem na formação individual de jogadoras e jogadores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo eletrônico onlinept_BR
dc.subjectRepresentação de gêneropt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectEsteriótipospt_BR
dc.subjectPersonagens femininaspt_BR
dc.titleEsteriótipos femininos nos jogos eletrônicos online um estudo sobre a representação de gênero em league of legendspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estereótipos femininos nos jogos eletrônicos online.pdftcc2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Conhecendo League of Legends.mp4Video 67,29 MBvideo MP4Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.