Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28567
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Natansohn, Graciela | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Jessica | - |
dc.creator | Nascimento, Jessica | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T19:00:28Z | - |
dc.date.available | 2019-02-07T19:00:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-07 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28567 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é analisar estereótipos de gênero presentes na construção dos aspectos visuais, funcionais e narrativos das personagens femininas "Tanque" e "Suporte", do jogo eletrônico online League of Legends (LoL), por estas serem as funções mais estereotipadas entre todas do jogo. Pretendeu-se constatar se a presença de estereótipos femininos no LoL, decorrente de determinados padrões sociais e estéticos impostos à representação midiática das mulheres, influencia na dinâmica e interação entre os(as) jogadores(as) ou reflete em suas percepções em relação às diferenças de gênero e à presença feminina no jogo. A escolha de League of Legends como objeto de estudo se deu por sua relevância no cenário atual dos jogos eletrônicos online e também pela presença marcante de estereótipos tradicionais e rígidos nas referidas personagens, apesar das transformações sociais e políticas decorrentes dos movimentos feministas. Neste trabalho, os jogos eletrônicos são entendidos como fenômenos culturais, capazes de contribuir para a formação dos modos de ser e agir de um indivíduo. Desta forma, é pertinente analisar quais efeitos os estereótipos de gênero exercem na formação individual de jogadoras e jogadores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogo eletrônico online | pt_BR |
dc.subject | Representação de gênero | pt_BR |
dc.subject | Interatividade | pt_BR |
dc.subject | Esteriótipos | pt_BR |
dc.subject | Personagens femininas | pt_BR |
dc.title | Esteriótipos femininos nos jogos eletrônicos online um estudo sobre a representação de gênero em league of legends | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estereótipos femininos nos jogos eletrônicos online.pdf | tcc | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Conhecendo League of Legends.mp4 | Video | 67,29 MB | video MP4 | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.