Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28464
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gênero e políticas para mulheres no Brasil: reflexões em torno de uma experiência doída
Autor(es): Sardenberg, Cecilia M.B.
Autor(es): Sardenberg, Cecilia M.B.
Abstract: Nos meus quase quarenta anos como antropóloga feminista atuando nos movimentos de mulheres, na academia, como consultora em projetos internacionais e na formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas para mulheres no Brasil, venho acumulando experiências reveladoras de que, nem sempre, as tentativas de tradução de um desses campos de ação feminista para o(s) outro(s) resultam em “uniões felizes” entre teoria e práxis. Nesse campo de disputas entre perspectivas distintas e distintos atores sociais e institucionais, a teoria feminista é traduzida e ressignificada, perdendo sua força original, e os objetivos maiores muitas vezes dão lugar à pequenez. Volto-me aqui para algumas dessas experiências mais tensas e conflituosas - experiências “doídas” - de consultorias de gênero em projetos de desenvolvimento rural na Bahia, procurando refletir sobre os impasses éticos, práticos, políticos e teórico-metodológicos, dentre outros, confrontados na operacionalização da teoria feminista para aplicação prática em políticas e projetos, com ênfase na conceituação de gênero e empoderamento de mulheres.
Palavras-chave: Gênero e Empoderamento de Mulheres
Gênero e Desenvolvimento
Teoria e Práxis Feministas no Campo
Bahia
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Caderno Espaço Feminino, Universidade Federal de Uberlândia
Citação: Sardenberg, Cecilia. Gênero e políticas para mulheres no Brasil: reflexões em torno de uma experiência doída.’ Caderno Espaço Feminino, Universidade Federal de Uberlandia, v.28, n.2, p.505-541, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28464
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gênero e Políticas para Mulheres no Brasil.pdf345,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.