Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Ihering Guedes Alcoforado de-
dc.contributor.authorOliveira Júnior, Adermes-
dc.creatorOliveira Júnior, Adermes-
dc.date.accessioned2019-01-15T17:28:40Z-
dc.date.available2019-01-15T17:28:40Z-
dc.date.issued2019-01-15-
dc.date.submitted2018-07-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28403-
dc.description.abstractOs portos desempenham papel fundamental na economia brasileira. Em virtude disso, o arranjo do setor portuário nacional enseja debates que envolvem temáticas como eficiência e competitividade. Este trabalho tem como objetivo analisar a disposição atual do Porto de Salvador, no que tange à movimentação de carga e descarga de contêineres, conjuntura esta marcada pela estrutura de mercado de monopólio nas referidas operações. Após visitar aspectos teóricos relativos a monopólio, mensuração de concentração de mercado e regulação econômica, investigação mostra situações nas quais foram observados abusos de posição dominante, bem como fragilidades na atuação de atores públicos como Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) na lida de assuntos relativos à conduta do terminal de contêineres do Porto de Salvador. A partir desse diagnóstico, recomenda-se a adoção de algumas práticas para sanar as lacunas regulatórias.pt_BR
dc.description.abstractThe ports play a fundamental role in the Brazilian economy. As a result, the arrangement of the national port sector leads to debates involving topics such as efficiency and competitiveness. This work has the objective of analyzing the current disposition of the Port of Salvador, in relation to the container movement, which is marked by the monopoly market structure in these operations. After studying theoretical aspects related to monopoly, measurement of market concentration and economic regulation, research shows situations in which shows dominance abuse of power, as well as weaknesses in the performance of public actors such as the National Agency for Waterway Transportation (Antaq) and Companhia Bahia’s State Docks Company (Codeba) in the handling of matters related to the conduct of the container terminal of the Port of Salvador. Based on this diagnosis, it is recommended to adopt some practices to remedy the regulatory gaps.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPorto de Salvadorpt_BR
dc.subjectMonopóliopt_BR
dc.subjectFalhas de regulaçãopt_BR
dc.subjectRegulação econômicapt_BR
dc.subjectPort of Salvadorpt_BR
dc.subjectMonopolypt_BR
dc.subjectEconomic regulationpt_BR
dc.titleMonopólio e falhas de regulação no Porto de Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento de transportespt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADERMES JÚNIOR - MONOGRAFIA.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.