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dc.contributor.authorCabral, Sandro-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Antônio Francisco de Almeida da-
dc.creatorCabral, Sandro-
dc.creatorSilva Júnior, Antônio Francisco de Almeida da-
dc.date.accessioned2019-01-09T20:56:45Z-
dc.date.available2019-01-09T20:56:45Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1984-8196-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28346-
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo analisar as escolhas para a determinação das estruturas de governança necessárias à construção e à operacionalização de serviços de infraestrutura logística. Para tal, são tomadas como exemplo ilustrativo as alternativas de expansão da malha ferroviária do Estado da Bahia, a partir da construção de uma ferrovia que interligue o oeste baiano à costa atlântica. Em função das incertezas envolvidas, o processo de escolha das estruturas de governança é auxiliado pela teoria das opções reais, por conta da existência de interdependência entre as decisões de potenciais investidores e as da atual concessionária de um trecho já existente que pode ser incorporado, ou não, à nova ferrovia. Sob o ponto de vista metodológico, foi construída uma árvore de decisão binomial a partir do valor presente líquido determinístico do investimento. Complementarmente às análises quantitativas, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas como forma de se compreender o contexto do setor, incluindo atores públicos e privados. As análises realizadas demonstram que as relações de interdependência entre os atores envolvidos – concessionária atual de um dos trechos existentes, novos investidores e governo – têm um papel importante nas decisões a serem tomadas. Assim, a partir de ações estratégicas, há a possibilidade de alterações nos padrões de oferta e demanda que permeiam o investimento. No final, são discutidas as possíveis estruturas de governança que podem ser invocadas para a viabilização da expansão em exame. Em todos os cenários, o governo ocupa um papel preponderante na realização dos investimentos, na medida em que as incertezas existentes podem não ser atrativas à inversão realizada única e exclusivamente por grupos privados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUnisinospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcedoi: 10.4013/base.2011.81.06pt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectOpções reaispt_BR
dc.subjectParcerias Público-Privadas (PPP)pt_BR
dc.titleEscolhas estratégicas para expansão de uma malha ferroviária: uma análise baseada em opções reaispt_BR
dc.title.alternativeBASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Leopoldopt_BR
dc.identifier.numberv. 8, n. 1, p. 78-90pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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