https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28318
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educação empreendedora, experiência e John Dewey |
Título(s) alternativo(s): | Revista Pensamento Contemporâneo em Administração |
Autor(es): | Araujo, Gracyanne Freire de Davel, Eduardo Paes Barreto |
Autor(es): | Araujo, Gracyanne Freire de Davel, Eduardo Paes Barreto |
Abstract: | As pesquisas sobre educação empreendedora reconhecem a importância da experiência como um processo baseado na ação, na prática e na aprendizagem. Todavia, essas pesquisas desconsideram as teorias de experiência no campo da Educação. O objetivo deste artigo é fundamentar a educação empreendedora na teoria educacional de John Dewey que privilegia o conceito de experiência. Essa fundamentação enfoca o contexto do empreendedorismo cultural e se beneficia de uma pesquisa empírica realizada junto a estudantes de graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados da pesquisa definem e discutem quatro dimensões-chave da experiência (dinamismo, reflexão, integração e liberdade) no processo de educação empreendedora. Dessa forma, a pesquisa contribui para aprimorar o registro teórico que orienta as pesquisas sobre educação empreendedora e, por conseguinte, fornece possibilidades de melhor qualificar educadores que se preocupam com a formação de futuros empreendedores. |
Palavras-chave: | Educação empreendedora Experiência John Dewey Empreendedorismo cultural |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UFF |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28318 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação Empreendedora, Experiência e John Dewey.pdf | 347,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.