Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28308
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação e aprendizagem pela prática: a força das relações de parentesco por consideração em uma organização de ensino superior
Título(s) alternativo(s): RAP Revista de Administração Pública
Autor(es): Souza-Silva, Jader Cristino de
Davel, Eduardo Paes Barreto
Autor(es): Souza-Silva, Jader Cristino de
Davel, Eduardo Paes Barreto
Abstract: Conhecimento, formação e capacidade de aprendizagem tornam-se características vitais das sociedades e das organizações contemporâneas que buscam prosperidade e perenidade. Todavia, formação e aprendizagem ainda são excessivamente consideradas como processos de transmissão linear, segmentada e formalizada. No intuito de complementar tal concepção, esta pesquisa explora uma abordagem prática e relacional da formação e da aprendizagem no contexto de uma organização de ensino superior que pode ser, simultaneamente, caracterizada como familiar e intensiva em conhecimento. Em tal contexto organizacional, a relação de parentesco aparece como um conceito-chave para entender o processo de formação e de aprendizagem pela prática. Implicações para a pesquisa e teoria são sugeridas.
Palavras-chave: Aprendizagem
Formação
Organização familiar
Organização intensiva em conhecimento
Parentesco por consideração
Editora / Evento / Instituição: FGV
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28308
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.