Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEmbiruçu, Marcelo-
dc.contributor.authorFontes, Cristiano-
dc.contributor.authorAlmeida, Luiz Alberto Luz de-
dc.creatorEmbiruçu, Marcelo-
dc.creatorFontes, Cristiano-
dc.creatorAlmeida, Luiz Alberto Luz de-
dc.date.accessioned2011-09-21T16:48:39Z-
dc.date.available2011-09-21T16:48:39Z-
dc.date.issued2010-10-
dc.identifier.issn0104-4036-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2821-
dc.descriptionp.795-820pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe a criação de um indicador de avaliação docente (IAD), objetivo e quantitativo, para ser utilizado como um instrumento da avaliação do desempenho de docentes em Instituições de Ensino Superior. Este indicador é aderente aos indicadores institucionais estabelecidos pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e procura também contemplar aspectos importantes para um indicador deste tipo, tais como robustez e exogenia, além de considerar ainda aspectos importantes da atuação universitária, tais como afastamentos, gestão acadêmica, atividades de extensão e produção científica qualificada, não contemplados na formulação original dos indicadores do REUNI. São incluídos também outros aspectos fundamentais, tais como a qualidade da graduação e a taxa de conclusão da pós-graduação. Assim, o índice faz uma avaliação docente bastante completa na medida em que considera todas as principais atividades docentes, quais sejam, ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Os resultados apresentados mostram que o indicador é robusto e que o alcance das metas propostas é razoavelmente factível, podendo este ser utilizado como um instrumento útil para a política e a gestão acadêmica das instituições, de forma harmonizada com os programas e políticas de governo e de estado. Alguns parâmetros do indicador podem ser ajustados a fim de satisfazer metas e políticas específicas das instituições.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectIndicador de avaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho docentept_BR
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectREUNIpt_BR
dc.subjectEvaluation indicatorpt_BR
dc.subjectProfessor performancept_BR
dc.subjectHigher education institutionspt_BR
dc.subjectIndicador de evaluaciónpt_BR
dc.subjectDesempeño docentept_BR
dc.subjectInstituciones de enseñanza superiorpt_BR
dc.titleUm indicador para a avaliação do desempenho docente em instituições de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicoen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 18, n. 69, p. 795-820pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PEI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v18n69a08.pdf240,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.