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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSlomski, Vilma Geni-
dc.contributor.authorSilva, Antonio Carlos Ribeiro da-
dc.contributor.authorGomes, Sônia Maria da Silva-
dc.contributor.authorGuimarães, Isac Pimentel-
dc.creatorSlomski, Vilma Geni-
dc.creatorSilva, Antonio Carlos Ribeiro da-
dc.creatorGomes, Sônia Maria da Silva-
dc.creatorGuimarães, Isac Pimentel-
dc.date.accessioned2018-11-06T21:22:58Z-
dc.date.available2018-11-06T21:22:58Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1982-6486-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27939-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo aprofundar as discussões e ressaltar o debate em torno das mudanças curriculares e da qualidade do ensino na universidade, procurando identificar e apontar o modelo e a prática curricular capaz de orientar o trabalho educativo na área Contábil, com vistas a possibilitar aprendizagens significativas em sala de aula e, assim, atender às reais necessidades dos alunos em consonância com as exigências sociais e educacionais contemporâneas. Para tanto, desenvolveu-se um ensaio teórico, no qual foram analisados e discutidos estudos e pesquisas como os de Latorre e Gonzáles (1992), Moraes, 1996; demo, 1997; Cunha, 1998; Assmann, 2001; Libâneo, 2001; Chauí, 2001; Fazenda, 2002; Mazetto, 2003; Morin, 2001; 2005; Sousa Santos, 2006; Lampert, 2008; dias Sobrinho, 2008; 2009 e outros, que analisam, criticamente, o atual modelo de universidade e sua organização curricular e, como contraponto, esses autores defendem a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, o currículo globalizado e a adoção do princípio metodológico do ensino com pesquisa como o modelo mais adequado para a formação científica e tecnológica dos alunos. Verificou-se que as mudanças curriculares atuais conclamam, cada vez mais, que as ações dos alunos se deem a partir de e sobre a realidade, tanto experiencial cotidiana quanto referente ao futuro exercício profissional, evidenciando a indissociabilidade entre ensino e investigação como princípio didático mais adequado para por em prática o dispositivo legal vigente que sinaliza as competências e habilidades que os profissionais devem possuir para o exercício de suas atividades. Aprender com pesquisa é um processo dialógico e desafiador que envolve a problematização do conhecimento, a construção de argumentos e sua respectiva validação. Conclui-se, assim, que o ensino pela pesquisa busca a excelência e a inovação no ensino superior tendo a apropriação e produção do conhecimento científico como condição para viver na sociedade aprendente e enfrentar os desafios da modernidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFEA-RP/USPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttps://doi.org/10.11606/rco.v4i8.34763pt_BR
dc.subjectMudanças curricularespt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectEnsino com pesquisapt_BR
dc.subjectQualidade de ensinopt_BR
dc.subjectContadores globalizadospt_BR
dc.titleMudanças curriculares e qualidade de ensino: ensino com pesquisa como proposta metodológica para a formação de contadores globalizadospt_BR
dc.title.alternativeRCO – Revista de Contabilidade e Organizaçõespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numberv. 4, n. 8, p. 160-188pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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