Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27853
Tipo: Tese
Título: Interferentes endócrino em organismos da Baía de Todos os Santos: determinação por UFLC-DAD-FLD após extração assistida por micro-ondas
Autor(es): Fahning, Cristiane Sampaio
Autor(es): Fahning, Cristiane Sampaio
Abstract: Dentre os compostos classificados como interferentes endócrinos (IE), estrogênios, bisfenol A, alquilfenóis e ftalatos têm sido estudados devido a ocorrência em diversos compartimentos ambientais. Grande parte destes compostos têm como destino final ecossistemas aquáticos, onde poderão ser acumulados na biota e/ou ser biomagnificados, podendo provocar efeitos adversos. O presente estudo propõe uma metodologia de extração simples e rápida empregando a extração assistida por micro-ondas (MAE) para a determinação de 14 IE ( estriol (E3), 17 β-estradiol (E2), 17 α-etinilestradiol (EE2), estrona (E1), bisfenol A (BPA), 4 t-octilfenol (4 t-OP), 4 n-octilfenol (4 n-OP), 4 n-nonilfenol (4 n-NP), Dimetilftalato (DMP), Dietilftalato (DEP), Benzilbutilftalato (BBP), Dibutilftalato (DBP), Di-n-octilftalato (Dn-OP) e Di-2-etilhexilftalato (DEHP)) em organismos marinhos. A separação e quantificação dos analitos foi realizada por cromatografia líquida ultra rápida acoplada aos detectores de arranjo de diodos e fluorescência (UFLC-DAD-FLD). A metodologia proposta foi validada e aplicado na determinação dos IE em ostra, sururu e chumbinho coletados em diferentes regiões da Baía de Todos os Santos. As recuperações (76% (EE2) – 98% (4n-NP)), os limites de detecção (0,41 ng g-1(4t-OP) – 63,2 ng g-1(BBP)) e de quantificação (1,37 ng g-1(4t-OP) –211 ng g-1(BBP)) foram similares a valores reportados na literatura. Concentrações elevadas de DEP (<LD - 1167 ng g-1), DEHP (<LD - 1952 ng g-1) e DnOP (<LD - 1953 ng g-1 ) foram encontradas nos tecidos dos organismos coletados na BTS, principalmente, próximos a áreas industrializadas. O fator de acumulação (<1) calculado para o 4 n-NP, o DMP, o DEP e o DEHP indicaram que não está ocorrendo bioacumulação destes compostos nos bivalves locais. Peixes e frutos do mar comercializados em Salvador – Bahia foram avaliados quanto a contaminação por IE. Foi observada a presença dos contaminantes E3, BPA, E2, EE2, E1, 4 n-OP, 4 n-NP, DMP, DEP, BBP, DEHP e DnOP em pelo menos uma das espécies dos peixes e mariscos analisados. A dose de ingestão diária indicou que os níveis de contaminação não oferecem risco ao consumo humano, conforme valores regulamentados por agências internacionais de saúde e segurança alimentar.
Palavras-chave: Poluição marinha
Estuários
Contaminação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em química
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27853
Data do documento: 29-Out-2018
Aparece nas coleções:Tese (PPGQUIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Fahning 2016.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.