Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27809
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desenvolvimento tridimensional das organizações familiares: avanços e desafios teóricos a partir de um estudo de caso
Autor(es): Davel, Eduardo Paes Barreto
Silva, Jader Cristino de Souza
Fischer, Tânia Maria Diederichs
Autor(es): Davel, Eduardo Paes Barreto
Silva, Jader Cristino de Souza
Fischer, Tânia Maria Diederichs
Abstract: Esse trabalho explora as abordagens teóricas sobre o desenvolvimento e a evolução das empresas familiares, examinando quatro etapas relevantes na história da Organização Odebrecht. Um modelo de desenvolvimento tridimensional - baseado na propriedade, na família e na gestão - é utilizado para analisar cada um dos quatro estágios (primeiro na década de 40, segundo nas décadas de 50 e 60, terceiro na década de 70 e quarto nas décadas de 80 e 90) da trajetória empresarial da organização Odebrecht. A análise aprofundada das particularidades do desenvolvimento desta organização nos leva a identificar as contribuições e limitações que as abordagens historicamente predominantes nos estudos das empresas familiares baseadas na lógica do desenvolvimento e da evolução podem acarretar para a compreensão dos fenômenos organizacionais contemporâneos.
Palavras-chave: Desenvolvimento tridimensional
Organizações familiares
Empresas familiares
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27809
Data do documento: 2000
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.