https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2778
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
Título(s) alternativo(s): | Revista da Escola de Enfermagem da USP |
Autor(es): | Fernandes, Josicelia Dumet Rosa, Darci de Oliveira Santa Santa, Darci de Oliveira Sadigursky, Dora |
Autor(es): | Fernandes, Josicelia Dumet Rosa, Darci de Oliveira Santa Santa, Darci de Oliveira Sadigursky, Dora |
Abstract: | O presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo. |
Palavras-chave: | Educação em enfermagem Ética de enfermagem Currículo Education Nursing Ethics Curriculum Educación en enfermería Ética de enfermería |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2778 |
Data do documento: | Jun-2008 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
a25.pdf | 53,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.