Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2778
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
Otros títulos : Revista da Escola de Enfermagem da USP
Autor : Fernandes, Josicelia Dumet
Rosa, Darci de Oliveira Santa
Santa, Darci de Oliveira
Sadigursky, Dora
metadata.dc.creator: Fernandes, Josicelia Dumet
Rosa, Darci de Oliveira Santa
Santa, Darci de Oliveira
Sadigursky, Dora
Resumen : O presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo.
Palabras clave : Educação em enfermagem
Ética de enfermagem
Currículo
Education
Nursing
Ethics
Curriculum
Educación en enfermería
Ética de enfermería
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2778
Fecha de publicación : jun-2008
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
a25.pdf53,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.