Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerraz, Maria Aparecida Viviani-
dc.contributor.authorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.creatorFerraz, Maria Aparecida Viviani-
dc.creatorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.date.accessioned2018-10-19T19:10:23Z-
dc.date.available2018-10-19T19:10:23Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.issn1413-585-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27758-
dc.description.abstractEste artigo examina o discurso de dois líderes — Carlinhos Brown e Vovô do Ilê — na elaboração de si mesmos e na projeção de representações para a construção de identidades, através da gestão de duas ongs baianas: a Associação Pracatum e o Ilê Aiyê, situadas nas comunidades do Candeal e do Curuzu-Liberdade, em Salvador (Ba). A aproximação de liderança e identidade, conceitos marcados por perspectivas analíticas diversas, estabelece-se pela noção de mediação, inerente a qualquer sistema de representação, e entendida enquanto um processo que instrumentaliza poderes e saberes no âmbito organizacional. Focaliza duas instâncias mediadoras: o discurso das lideranças e as representações efetivadas pela mídia impressa local — jornais A Tarde e Correio da Bahia — na década de 90, período de consolidação dessas ongs no âmbito da indústria cultural baiana. E verifica as possíveis semelhanças e defasagens entre a autopercepção dos líderes (imagem desejada ou privada) dos anseios e carências de suas comunidades de origem e a percepção dos mesmos pela mídia impressa local (imagem transmitida ou pública), através de procedimentos quantitativos e qualitativos, como a análise de conteúdo (Bardin, 1977) e a construção da Imagem em 3D (Brault, 1993), sobre um total de 515 matérias jornalísticas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302001000300012pt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectMediação da identidadept_BR
dc.subjectVoz da mídiapt_BR
dc.titleLiderança e mediação da identidade: a palavra dos líderes e a voz da mídiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 8, n. 22, p. 1-15pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Liderança e mediação da identidade a palavra dos líderes e a vos da mídia.pdf67,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.