https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27757
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Alice através do espelho ou Macunaíma em Campus Papagalli? mapeando rotas de ensino dos estudos organizacionais no Brasil |
Authors: | Fischer, Tânia Maria Diederichs |
metadata.dc.creator: | Fischer, Tânia Maria Diederichs |
Abstract: | Este texto discute, essencialmente, a natureza e estrutura dos Estudos Organizacionais e suas representações como matéria de ensino, ao mesmo tempo recorte epistemológico e construção social. O campo dos Estudos Organizacionais (E.O.) é eixo estruturante dos cursos de graduação em administração, reflexivo da estabilidade e transformações paradigmáticas das disciplinas que contribuem para o campo. Como os Estudos Organizacionais estão representados por disciplinas nos cursos de graduação em Administração no Brasil, de que forma os atores institucionais e instâncias decisórias contribuíram para estas configurações, especialmente nos últimos 25 anos em que se fizeram sentir os efeitos de pós-graduação e da constituição de "comunidades de discurso" e de interesses, são questões que se tenta responder. Ilustra-se com o mapeamento curricular de um curso de graduação, representativo do universo de cursos. O campo dos Estudos Organizacionais deve responder aos desafios de construção de uma prática de ensino nacional, articulada, mas não dependente do pensar e agir exógenos. Conclui-se com propostas de afirmação identitária, do campo dos Estudos Organizacionais, como eixo curricular e matéria de ensino. |
Keywords: | Estudos organizacionais Graduação em Administração Administração no Brasil |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27757 |
Issue Date: | 2003 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alice através do Espelho ou Macunaíma em Campus Papagalli Mapeando Rotas de Ensino dos Estudos Organizacionais no Brasil.pdf | 69,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.