Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.creatorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.date.accessioned2018-10-18T22:02:38Z-
dc.date.available2018-10-18T22:02:38Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.issn1984-9230-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27745-
dc.description.abstractAs artes e os ofícios do ensino estão em crise e em transformação no cenário de mudanças aceleradas que afetam radicalmente os sentidos e significados da universidade brasileira. A docência é um ofício? O quanto de arte existe neste ofício? Ofício evoca maestria e qualificação, identidade corporativa e comunidade de práticas. O ofício remete, como lembra Arroyo (2000), a um passado artesanal, ao saber fazer perito e criativo. O mestre de ofícios mantém e reproduz uma tradição, reinventando a prática no cotidiano, incorporando tecnologias como fazem os professores em aulas magistrais ou em redes de aprendizagem. Mudam os contextos, os espaços de ensino e aprendizagem, os modos e meios de ensinar. Permanecem constantes o professor e os alunos e a tensa relação em que o primeiro organiza as condições para a aprendizagem; procurando um equilíbrio impossível entre rigidez e plasticidade (Novoa, 2001), pois, paradoxalmente, os professores são, ao mesmo tempo sensíveis e resistentes à inovação. Morandi (2002) lembra a diversidade e a incerteza presentes na ação docente que John Dewey chama de “reconstrução contínua que vai de experiência sempre mutante do aluno às verdades organizadas que se chama de ensino” (Dewey,1968).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.spell.org.br/documentos/ver/23134/engenhos-e-artes-no-oficio-de-ensinar--pdca--programa-brasileiropt_BR
dc.subjectEngenhos e artespt_BR
dc.subjectArtes e ofíciospt_BR
dc.subjectPCDApt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.titleEngenhos e artes do oficio de ensinar - PCDA, Um programa brasileiropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 12, n. 35, p. 183-193pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Engenhos e Artes do Oficio de Ensinar - PCDA, Um prograna brasileiro.pdf336,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.