Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27745
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fischer, Tânia Maria Diederichs | - |
dc.creator | Fischer, Tânia Maria Diederichs | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-18T22:02:38Z | - |
dc.date.available | 2018-10-18T22:02:38Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.issn | 1984-9230 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27745 | - |
dc.description.abstract | As artes e os ofícios do ensino estão em crise e em transformação no cenário de mudanças aceleradas que afetam radicalmente os sentidos e significados da universidade brasileira. A docência é um ofício? O quanto de arte existe neste ofício? Ofício evoca maestria e qualificação, identidade corporativa e comunidade de práticas. O ofício remete, como lembra Arroyo (2000), a um passado artesanal, ao saber fazer perito e criativo. O mestre de ofícios mantém e reproduz uma tradição, reinventando a prática no cotidiano, incorporando tecnologias como fazem os professores em aulas magistrais ou em redes de aprendizagem. Mudam os contextos, os espaços de ensino e aprendizagem, os modos e meios de ensinar. Permanecem constantes o professor e os alunos e a tensa relação em que o primeiro organiza as condições para a aprendizagem; procurando um equilíbrio impossível entre rigidez e plasticidade (Novoa, 2001), pois, paradoxalmente, os professores são, ao mesmo tempo sensíveis e resistentes à inovação. Morandi (2002) lembra a diversidade e a incerteza presentes na ação docente que John Dewey chama de “reconstrução contínua que vai de experiência sempre mutante do aluno às verdades organizadas que se chama de ensino” (Dewey,1968). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://www.spell.org.br/documentos/ver/23134/engenhos-e-artes-no-oficio-de-ensinar--pdca--programa-brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Engenhos e artes | pt_BR |
dc.subject | Artes e ofícios | pt_BR |
dc.subject | PCDA | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.title | Engenhos e artes do oficio de ensinar - PCDA, Um programa brasileiro | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 12, n. 35, p. 183-193 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Engenhos e Artes do Oficio de Ensinar - PCDA, Um prograna brasileiro.pdf | 336,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.