Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27697
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Transporte superficial da biomassa zooplanctônica, com ênfase em Chaetognatha, na Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil.
Autor(es): Santos, Tamires Santana
Autor(es): Santos, Tamires Santana
Abstract: O presente estudo teve como objetivo caracterizar o transporte superficial do zooplâncton, com ênfase em Chaetognatha, entre o canal de Salvador e o canal de São Roque, na Baía de Todos os Santos, Salvador. As coletas foram realizadas mensalmente entre maio de 2012 e julho de 2013, acompanhando a progressão da estofa de maré enchente em quatro estações baía adentro. Em cada estação foi realizado um perfil vertical da coluna d’água com um CTD (Condutivity, Temperature and Depth). As amostras de mesozooplâncton foram coletadas a bordo de uma lancha rápida empregando rede cônica com malha de 200 μm, dotada de fluxômetro. A composição da assembleia zooplanctônica da BTS de Salvador foi característica de ambiente marinho, com maioria dos grupos holoplanctônica e minoria meroplanctônica. Foram identificados 41 grupos, sendo 6 característicos: Copépoda, Chaetognatha, Larvacea, P. avirostris, L. faxoni e Brachyura. Copépoda foi o grupo mais abundante, seguido de Lucifer faxoni. Durante o período de amostragem, a pluviosidade observada foi menor que a esperada. Foi identificado um período seco entre setembro/2012 e março/2013 e dois períodos chuvosos: entre maio/2012 e agosto/2012 além do período entre abril/2013 e julho/2013. Episódios de aumento na precipitação aumentaram a descarga do rio e de nutrientes na Baía de Todos os Santos, o que gerou um aumento da biomassa planctônica na desembocadura do Rio Paraguaçu. Temperatura e Salinidade não apresentaram variabilidade espacial, mas apresentaram variabilidade temporal. Turbidez não apresentou variabilidade temporal, mas apresentou variabilidade espacial. A Riqueza de Margalef demonstrou correlação negativa com a turbidez. Os dados de temperatura e salinidade indicaram a presença de duas massas de água na BTS: Água Tropical e Água Costeira. O gradiente oceanográfico gerado pela presença de duas massas de água explicou a variabilidade espacial dos organismos indicadores hidrológicos. Foram encontradas 4 espécies de Chaetognatha indicadoras de massas de água: Parasagitta tenuis, Flaccisagitta enflata, Flaccisagitta hexaptera e Krohnitta pacifica. Ficou evidenciado o transporte superficial do zooplâncton para fora da Baía de Todos os Santos.
Palavras-chave: Transporte larval
Circulação gravitacional
Estuário
CNPq: Oceanografia Biológica
Oceanografia Física
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27697
Data do documento: 15-Out-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Oceanografia (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Tamires_Santana_Santos.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.