Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27661
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Controles ambientais da variabilidade da calcificação do esqueleto do coral Mussismilia Braziliensis em recifes costeiros de Garapuá, baixo-sul baiano, Brasil
Autor(es): Oliveira, Thaise Sena
Autor(es): Oliveira, Thaise Sena
Abstract: A alta biodiversidade encontrada nos recifes de corais faz com que esses ecossistemas sejam classificados como os ambientes costeiros mais ricos dos oceanos tropicais. Esses ecossistemas têm seu desenvolvimento influenciado por fatores ambientais. Este trabalho verificou como se comportam as variáveis ambientais (temperatura, turbidez e pluviosidade) para a região de Garapuá e qual a resposta fisiológica correspondente da calcificação observada nos corais da espécie Mussismilia braziliensis a esses parâmetros. O comportamento do coral foi observado por meio de estudos esclerocronólogicos, em que foram analisadas sua extensão linear, densidade e taxa de calcificação. Os dados das variáveis oceanográficas foram coletados de bancos de dados orbitais da NOAA, obtidos a partir dos sensores remotos (SeaWIFS e MODIS) a bordo de satélites. As análises da série temporal da temperatura superficial da água do mar mostraram que o período de aquecimento são superiores aos de resfriamento. As bandas de densidade dos corais apresentaram um padrão cíclico anual de crescimento bem definido. A extensão linear se correlacionou de forma moderada com o K490. A correlação entre temperatura e densidade do esqueleto do coral não deixou clara a dependência entre essas duas variáveis. Também não houve correlações conclusivas entre calcificação e variáveis ambientais. O comportamento aleatório com que as variáveis físicas afetaram as características dos corais nos leva a concluir que fatores exógenos possuem uma importância secundária no desenvolvimento dos corais. Este trabalho fornecerá uma contribuição ao entendimento da formação de arquivos naturais de fatores ambientais atuantes na formação de um registro geológico e biológico, simultaneamente.
Palavras-chave: Recifes de corais
Esclerocronologia
Mussismilia braziliensis
Temperatura da água
CNPq: Oceanografia Biológica
País: brasil
Sigla da Instituição: IGEO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27661
Data do documento: 9-Out-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Oceanografia (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Thaise_Sena.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.