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dc.contributor.advisorOliveira, Marcus Vinicius Borges-
dc.contributor.authorCôrtes, Danila Santos-
dc.creatorCôrtes, Danila Santos-
dc.date.accessioned2018-10-05T19:33:56Z-
dc.date.available2018-10-05T19:33:56Z-
dc.date.issued2018-10-05-
dc.date.submitted2018-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27638-
dc.description.abstractO Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, em sua quinta edição (DSM-V), é considerado como a bíblia da psiquiatria e serve como “guia prático, funcional” para diagnosticar e classificar os transtornos mentais. Entretanto, muitos estudos criticam a contribuição deste manual para o crescente número de diagnósticos imprecisos relacionados ao TDAH. Desta forma, o presente estudo visa, por meio de uma perspectiva histórico cultural, discutir criticamente a confiabilidade dos critérios diagnóstico do TDAH descrito no DSM-V e a forma como este manual influencia diagnóstico deste transtorno na sociedade. Para tanto nos utilizaremos da metodologia de análise documental, tomando como referência o DSM-V comparativamente ao DSM-IV. Assim, foram revisados os manuais DSM – IV – TR (2002) e o DSM-V (2014), ambos publicados pela editora Artmed. Em análise comparativa pode-se observar que não houve revisão dos critérios apresentados anteriormente, de maneira que sob um olhar histórico cultural esses critérios ainda permanecem descontextualizados e sem o necessário rigor científico que comprovem as tais descrições. Desta forma, consideramos que a utilização deste manual contribui para a crescente hiperinflação de diagnósticos e consequentemente o aumento do consumo de medicamentos relacionados ao TDAH. Por fim, concluímos que este estudo se insere na corrente de estudos que acredita ser possível se contrapor o determinismo abordado pela corrente hegemônica, a partir de uma perspectiva que valoriza os aspectos histórico-culturais no entendimento da relação entre normalidade e patologia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividadept_BR
dc.subjectmedicalizaçãopt_BR
dc.subjectpatologizaçãopt_BR
dc.titleTDAH e Medicalização: Análise crítica dos critérios diagnóstico do DSM-Vpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsICSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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