Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27618
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Recursos naturais não renováveis: procedimento contábil de duas empresas brasileiras
Título(s) alternativo(s): Revista de Contabilidade e Controladoria
Autor(es): Gubert, Tatiane
Gomes, Sônia Maria da Silva
Autor(es): Gubert, Tatiane
Gomes, Sônia Maria da Silva
Abstract: A descoberta de reserva de petróleo ou mina é um acontecimento importante para as empresas que exploram recursos naturais não renováveis (RNNR). No entanto, esse fato que gera valor não é explicitado nos lucros à época da descoberta, mas sim, posteriormente, quando as reservas estão produzindo. Além do mais, o registro de RNNR, especificamente petróleo e minério, possuem certas particularidades, não só para fins de mensuração de ativos, como para exaustão e reconhecimento dos custos com abandonos (dismantlement, restoration, and abandonment costs ou DR&A costs). Nessa perspectiva, este trabalho objetiva apresentar as práticas contábeis utilizadas pelas empresas brasileiras que exploram (RNNR), quanto à forma de reconhecimento de reservas, modelo de contabilização dos custos de exploração, exaustão e de abandono. Para atingir tal objetivo, efetuou-se um estudo exploratório, dividido em três etapas. Na primeira etapa, fez-se uma investigação sobre as bases teóricas e normativas que dão sustentação à prática contábil relacionada à exploração de (RNNR). Na segunda, levantou-se, no sítio da CVM, as empresas que exploram tal atividade e são obrigadas a adotar o SFAS 143. Na terceira etapa, analisou-se as demonstrações contábeis de 2004 e 2005, das empresas Companhia Vale do Rio Doce e Petrobrás, com o propósito de identificar os procedimentos contábeis adotados para os RNNR. Conclui-se que essas empresas vêm adotando as práticas contábeis em conformidade com o SFAS 143.
Palavras-chave: Contabilização de RNNR
Custo de abandono
SFAS 143
Editora / Evento / Instituição: UFPR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27618
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS PROCEDIMENTO CONTÁBIL DE DUAS EMPRESAS BRASILEIRAS.pdf207,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.