Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27617
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Nível de conhecimento dos futuros profissionais de contabilidade do Estado da Bahia: uma análise à luz dos conceitos básicos presentes nas Normas Brasileiras de Contabilidade
Título(s) alternativo(s): REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade
Autor(es): Gomes, Sônia Maria da Silva
Cruz, Thayse Santos da
Souza, Luan Estrela
Gomes, Igor Borges
Autor(es): Gomes, Sônia Maria da Silva
Cruz, Thayse Santos da
Souza, Luan Estrela
Gomes, Igor Borges
Abstract: A presente pesquisa teve o objetivo de investigar o nível de conhecimento dos futuros profissionais de contabilidade do estado da Bahia sobre os conceitos básicos apresentados nas normas brasileiras de contabilidade. Para tanto, aplicou-se questionário como instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa 876 discentes de IES públicas e privadas localizadas na Bahia. Para tabulação e análise dos dados utilizou-se o software Statistical Package for Social Sciences – SPSS® versão 21. Os dados foram tratados de forma individual e descritiva, considerando-se para isso as estatísticas de frequência dos respondentes a cada questão. A investigação constatou que os discentes baianos não apresentam conhecimento satisfatório acerca de conceitos básicos presentes nas normas brasileiras de contabilidade, uma vez que de nove proposições, em apenas três a quantidade de estudantes que respondeu corretamente ao questionário ultrapassou 50%. Os achados evidenciam uma realidade preocupante, pois os conhecimentos averiguados nesta investigação são necessários para a compreensão e aplicação das normas brasileiras de contabilidade. Desta forma, sugere-se que trabalhos futuros investiguem quais as causas desta falta de domínio conceitual. Quanto à limitação deste estudo, existe o fato do mesmo restringir-se à amostra pesquisada, não permitindo generalizações. Desta forma, sugere-se também que sejam realizados estudos com estudantes de Ciências Contábeis de outros estados do país, a fim de se comparar seus achados com os resultados desta pesquisa.
Palavras-chave: Nível de Conhecimento dos discentes
Ensino da Contabilidade
Normas Brasileiras de Contabilidade
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFCG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27617
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.