Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Fischer, Tânia Maria Diederichs | - |
dc.contributor.author | Melo, Vanessa Paternostro | - |
dc.contributor.author | Schommer, Paula Chies | - |
dc.contributor.author | Boullosa, Rosana de Freitas | - |
dc.contributor.author | Araújo, Edgilson Tavares de | - |
dc.creator | Fischer, Tânia Maria Diederichs | - |
dc.creator | Melo, Vanessa Paternostro | - |
dc.creator | Schommer, Paula Chies | - |
dc.creator | Boullosa, Rosana de Freitas | - |
dc.creator | Araújo, Edgilson Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-03T19:01:48Z | - |
dc.date.available | 2018-10-03T19:01:48Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.issn | 1679-1827 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27595 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões sobre processos de avaliação de aprendizagem individual e coletiva a partir da experiência de ensino de pós-graduação do Programa de Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS) desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia. Primeiramente, caracteriza-se o PDGS e sua trajetória ao longo de sete anos de existência, ressaltando-se aspectos concernentes ao ensino. Abordam-se os processos avaliatórios e seus impactos na evolução do Programa, considerando a concepção de aprendizagem individual e social e a perspectiva multifocal de avaliação. Nesse contexto, o estudo, de natureza predominantemente qualitativa, apóia-se em grupos focalizados, observação participante, análise documental e pesquisa bibliográfica. Posteriormente, apresenta-se uma proposta de avaliação das atividades de ensino de pós-graduação. Conclui-se que o Programa respondeu e continua respondendo a necessidades vitais identificadas na sociedade, adotando uma perspectiva pragmática de construção e reconstrução, não obstante os riscos e desafios enfrentados neste processo. A continuidade do Programa contempla a emergência de necessidades de formação que estão sendo incorporadas no seu redesenho, como aprendizagem de indivíduos, comunidade, organizações e sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFPE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/article/view/21519/18213 | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Pós-Graduação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Gestão Social | pt_BR |
dc.title | Avaliação de programas de pós-graduação em Gestão Social | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Gestão.Org | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Recife | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 6, n. especial I , p. 48-58 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA)
|