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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27595
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.contributor.authorMelo, Vanessa Paternostro-
dc.contributor.authorSchommer, Paula Chies-
dc.contributor.authorBoullosa, Rosana de Freitas-
dc.contributor.authorAraújo, Edgilson Tavares de-
dc.creatorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.creatorMelo, Vanessa Paternostro-
dc.creatorSchommer, Paula Chies-
dc.creatorBoullosa, Rosana de Freitas-
dc.creatorAraújo, Edgilson Tavares de-
dc.date.accessioned2018-10-03T19:01:48Z-
dc.date.available2018-10-03T19:01:48Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn1679-1827-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27595-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões sobre processos de avaliação de aprendizagem individual e coletiva a partir da experiência de ensino de pós-graduação do Programa de Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS) desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia. Primeiramente, caracteriza-se o PDGS e sua trajetória ao longo de sete anos de existência, ressaltando-se aspectos concernentes ao ensino. Abordam-se os processos avaliatórios e seus impactos na evolução do Programa, considerando a concepção de aprendizagem individual e social e a perspectiva multifocal de avaliação. Nesse contexto, o estudo, de natureza predominantemente qualitativa, apóia-se em grupos focalizados, observação participante, análise documental e pesquisa bibliográfica. Posteriormente, apresenta-se uma proposta de avaliação das atividades de ensino de pós-graduação. Conclui-se que o Programa respondeu e continua respondendo a necessidades vitais identificadas na sociedade, adotando uma perspectiva pragmática de construção e reconstrução, não obstante os riscos e desafios enfrentados neste processo. A continuidade do Programa contempla a emergência de necessidades de formação que estão sendo incorporadas no seu redesenho, como aprendizagem de indivíduos, comunidade, organizações e sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFPEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttps://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/article/view/21519/18213pt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectGestão Socialpt_BR
dc.titleAvaliação de programas de pós-graduação em Gestão Socialpt_BR
dc.title.alternativeRevista Gestão.Orgpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRecifept_BR
dc.identifier.numberv. 6, n. especial I , p. 48-58pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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