https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2758
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa |
Título(s) alternativo(s): | Revista da Escola de Enfermagem da USP |
Autor(es): | Pires, Cláudia Geovana da Silva Mussi, Fernanda Carneiro |
Autor(es): | Pires, Cláudia Geovana da Silva Mussi, Fernanda Carneiro |
Abstract: | A hipertensão arterial apresenta elevada prevalência e mortalidade, sendo um desafio prevenir e controlar a doença, o que implica em considerar o processo educativo como ferramenta necessária para o cuidado. O estudo teve como objetivo refletir sobre os pressupostos para o cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Depreendeu-se que no processo de educação à saúde, os pressupostos para o cuidar assentam-se na consideração da pessoa em lugar do corpo doente e na compreensão do cuidar apto a investir na clínica do indivíduo, privilegiando espaços para a escuta sensível e o acolhimento, para a compreensão do sofrimento, do significado de adoecer e cuidar de si. Esperamos que esta reflexão contribua para implementar e aperfeiçoar novas formas de cuidar nos programas de hipertensão, compreendendo o ser humano como ser destinado à liberdade, felicidade e plena realização. |
Palavras-chave: | Hipertensão Educação em saúde Cuidados de enfermagem Hipertensión Educación en salud Atención de enfermería |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2758 |
Data do documento: | Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
30.pdf | 178,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.