Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27509
Tipo: Tese
Título: Processamento de dados sísmicos e estimativa de parâmetros em meios anisotrópicos com novas aproximações da velocidade de fase
Autor(es): Ortega, Franciso Gamboa
Autor(es): Ortega, Franciso Gamboa
Abstract: O método da análise de velocidade convencional estima um parâmetro chamado de velocidade de Normal Moveout ou NMO que corresponde à combinação da velocidade vertical da onda P (vpz) e do parâmetro de Thomsen δ. A não consideração do efeito deste parâmetro separadamente causaria erros na conversão tempo profundidade. Os erros poderiam ser atenuados com a obtenção da velocidade vpz a partir da informação de poço, mas muitas vezes não é disponível. Nesta tese propomos uma estimativa conjunta da velocidade vpz e dos parâmetros de Thomsen. Para tanto, esses valores serão obtidos utilizando novas aproximações do tempo de reflexão em meios Transverse Isotropic através de uma inversão determinística com regularização. Os resultados destas inversões serão validados utilizando as distribuições bidimensionais estimadas na etapa da migração em profundidade, testados em modelos sintéticos de multicamadas homogêneas e heterogêneas. As expressões para o tempo de reflexão utilizadas na inversão são obtidas por meio de aproximações racionais da velocidade de fase. A principal vantagem das aproximações propostas é que algumas delas são expressões analíticas bastante simples, que as tornam fáceis de serem utilizadas, e ao mesmo tempo têm uma qualidade igual ou maior das expressões já estabelecidas na literatura. Além disso, permitem ser generalizadas de aproximações para o tempo de reflexão em meios acústicos com anisotropia Vertical Transverse Isotropic para aproximações do tempo de reflexão em meios quase-acústicos com anisotropias dos tipos Tilted Transverse Isotropic e ortorrômbico. Também, foi realizada uma comparação das estimativas de velocidade NMO de duas metodologias que não dependem dos parâmetros anisotrópicos e sim da heterogeneidade do meio, utilizando um dado 2-D da Bacia do Jequitinhonha que apresenta comportamento anisotrópico. Os resultados mostraram que incluir os efeitos da anisotropia no processamento de dados sísmicos produz resultados mais consistentes que a abordagem convencional, uma vez que esta última ignora a anisotropia do meio.
Palavras-chave: Velocidade de fase
Inversão regularizada
Estimativa conjunta de parâmetros
Migração em profundidade
CNPq: Geofísica Aplicada
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Geofísica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27509
Data do documento: 25-Set-2018
Aparece nas coleções:Tese (PGGEOFISICA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Francisco Gamboa Ortega_Versão Final.pdf17,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.