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dc.contributor.advisorFernandes, Antônio Sérgio Araújo-
dc.contributor.authorOliveira, Ciro Jônatas de Souza-
dc.creatorOliveira, Ciro Jônatas de Souza-
dc.date.accessioned2018-09-24T21:20:05Z-
dc.date.available2018-09-24T21:20:05Z-
dc.date.issued2018-09-24-
dc.date.submitted2018-04-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27485-
dc.description.abstractA pesquisa desenvolvida consistiu em analisar a relação entre a participação social e as tecnologias da informação e comunicação (TICs), notadamente a internet e as redes sociais. Estudos anteriores questionam se as TICs têm potencial para possibilitar uma interação real entre o governo e a sociedade, já que várias iniciativas disponibilizadas pelo poder público estão repletas de tecnologia, mas não alteraram o cenário de baixo envolvimento e participação da sociedade. Desse modo, a pesquisa teve por objetivo conhecer como o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), utiliza as TICs para ampliar a participação social. Com abordagem qualitativa, foi utilizado o estudo de caso único, sendo escolhida uma instituição que tem a missão institucional de fomentar a participação social. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas realizadas com atores relevantes da CGU, observação dos canais digitais disponibilizados pelo órgão e análise documental de fontes importantes. A análise foi realizada com base no modelo de Sampaio (2016), que expõe quais canais devem ser disponibilizados aos cidadãos e as características necessárias para que as iniciativas permitam e incentivem a participação social. Os resultados obtidos mostram que a CGU disponibiliza vários canais e busca reduzir os custos da participação por meio de facilidades de uso, orientações, divulgação, atualização constante e integração com outras ferramentas que fazem parte do cotidiano dos cidadãos. Todavia, verificou-se a necessidade de aprimoramento dos mecanismos que permitem a interação, tendo em vista que grande parte dos canais observados se mostraram essencialmente informativos, funcionando como repositório de conteúdo, com poucos recursos que propiciam a participação de fato do cidadão, o diálogo, a consulta, a discussão e o debate entre sociedade e poder público.pt_BR
dc.description.sponsorshipThis research examines the relationship between civic engagement and information and communication technologies (ICTs), especially the internet and social networks. Previous studies have questioned whether ICTs have the potential to allow real interaction between government and society, since several initiatives made available by the government are full of technology, but did not change the scenario of low involvement and participation of society. Thus, the research had as objective to know how the Office of the Comptroller General (CGU) uses the ICTs to expand civic engagement in the control of public policies. With a qualitative approach, the single case study was used, being chosen an institution that has the institutional mission of fomenting civic engagement. The data were obtained from interviews with relevant CGU actors, observation of the digital channels provided by the agency and documentary analysis of important sources. The analysis was based on the model of Sampaio (2016), which shows what channels should be made available to citizens and the characteristics necessary for initiatives to allow and encourage civic engagement. The results show that the CGU offers several channels and seeks to reduce the costs of participation through ease of use, guidelines, dissemination, constant updating and integration with other tools that are part of daily life of citizens. However, there was a need to improve the mechanisms that allow interaction, since most of the channels observed were essentially informative, functioning as a repository of content, with few resources that allow citizen participation, dialogue, consultation, discussion and debate between society and government. Keywords: Civic Engagement. Information and Communication Technologies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParticipação Socialpt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectGoverno Eletrônicopt_BR
dc.titleParticipação social no setor público por meio de canais digitais: um estudo de caso sobre a Controladoria-Geral da Uniãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFernandes, Antônio Sérgio Araújo-
dc.contributor.refereesSacramento, Ana Rita Silva-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais aplicadaspt_BR
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