Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27465
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia: ferramenta de visibilidade para os programas de pós-graduação
Título(s) alternativo(s): PontodeAcesso
Autor(es): Barros, Susane Santos
Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
Meirelles, Rodrigo França
Autor(es): Barros, Susane Santos
Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
Meirelles, Rodrigo França
Abstract: Implantado em 2010, o Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) se destaca pela contribuição na ampliação da visibilidade da produção científica da Instituição. Além da visibilidade, contribui para a transparência da produção intelectual, e sistematiza uma política de disseminação, de alcance universal. Permite também consolidar um sistema de ordenamento dessa produção, que se faz, tradicionalmente, de maneira dispersa. Para tanto, é indispensável o compromisso e a participação dos programas de pósgraduação da UFBA para que de fato o RI cumpra o seu papel. Essa pesquisa analisa os sites dos programas para verificar de que modo eles orientam quanto ao uso e autoarquivamento da produção dos seus discentes e docentes, e em que medida atendem aos indicadores do item visibilidade do quesito 5, da ficha de avaliação da Capes. Os resultados apontam para: uma baixíssima indicação, nos sites dos programas, de orientações formais sobre o autoarquivamento no repositório; indicações para a BDTD, já desativada; ites com problemas de usabilidade e legibilidade às informações. A política de acesso aberto institucionalizada através do repositório não é satisfatória para mobilizar os programas num compromisso mais efetivo da disponibilização de conteúdo via RI.
Palavras-chave: Comunicação científica
Repositório Institucional – UFBA
Inserção Social
Avaliação
Visibilidade
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27465
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
15086-48836-1-SM.pdf135,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.