Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27264
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Livro reportagem "fanatismo organizado": a rivalidade entre as duas maiores torcidas organizadas de futebol da Bahia. Série de reportagens que traça um retrato da relação da violência com as duas principais torcidas organizadas do futebol baiano.
Autor(es): Miranda, Eric Luis Valtrudes de Carvalho
Autor(es): Miranda, Eric Luis Valtrudes de Carvalho
Abstract: Com o projeto de caráter experimental fanatismo organizado – série de reportagens apresentadas em um livro sobre as duas maiores torcidas organizadas do estado da Bahia – tenho a intenção de apresentar mais um espaço de informação jornalística e de debates relacionados ao mundo do futebol, em especial ao que acontece nas arquibancadas e além dos muros dos estádios baianos. Aspiro contribuir para o debate sobre o crescimento da violência no esporte e ainda mais na busca se não pela solução, ao menos, pela amenização do problema, fazendo isto, através da pratica de uma paixão tão nobre quanto a de um torcedor pelo seu time, a paixão pelo jornalismo. O projeto parte de uma aproximação teórica a noções de sociologia, ciência que ao longo dos anos se aprofundou nos estudos sobre o comportamento de indivíduos na sociedade, e no caso específico, dedicando muitos de seus estudos a analisar aqueles que a priori deveriam ser meros espectadores, ainda que livre para demonstrar seus sentimentos, desde que não através da violência, o torcedor. O livro que representa o produto prático do trabalho de conclusão de curso deve ser encarado como um estágio experimental para uma posterior implementação da versão definitiva, depois de superadas as deficiências e incorporadas sugestões de especialistas.
Palavras-chave: Torcida organizada
Torcedor
Jornalismo esportivo
Esportes
Futebol
Série de reportagem
Livro-reportagem
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27264
Data do documento: 6-Set-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.