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dc.contributor.advisorRibeiro, José Carlos-
dc.contributor.authorSousa, Paulo Victor Barbosa de-
dc.creatorSousa, Paulo Victor Barbosa de-
dc.date.accessioned2018-09-06T19:32:43Z-
dc.date.available2018-09-06T19:32:43Z-
dc.date.issued2018-09-06-
dc.date.submitted2016-03-23-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27252-
dc.description.abstractHá alguns anos que se observam o desenvolvimento e a adoção de recursos georreferenciais incorporados a dispositivos móveis comunicacionais, como tablets e smartphones. Nesse cenário, diversas aplicações são criadas com reações informacionais à espacialidade, as quais são descritas por expressões como mídias locativas e redes sociais baseadas em localização. Esta tese se situa nesse contexto de comunicação móvel e investiga o desenvolvimento e o uso de serviços e redes baseadas em localização. Tendo como base uma discussão teórica que desenvolve a relação entre espacialidade, comunicação e a formação de redes sociais digitais, apresentamos um estudo sobre a capacidade técnica de se atribuir localização a pessoas e a conteúdos midiáticos a partir de dispositivos móveis, com foco em serviços que colocam essa informação geográfica num patamar de sociabilidade. Selecionamos quatro aplicativos para celular que integram georreferência e elos sociais (Foursquare, Swarm, Facebook e Instagram) e os investigamos por três dimensões de análise: quanto ao desenvolvimento e à incorporação de recursos georreferenciais; quanto às suas propostas de utilização, funções e características técnicas; e quanto à adoção factual de recursos georreferenciais em redes sociais. Trazemos à tona um levantamento histórico desses quatro aplicativos, descrevemos suas interfaces e principais funcionalidades relacionadas à localização e apresentamos uma pesquisa realizada com utilizadores desse tipo de serviço. Diante de nossa abordagem histórica, identificamos a ocorrência de quatro momentos da cultura digital tendo por base seus formatos de articulação sociotécnica, caracterizados segundo seus eixos centrais de sociabilidade, e detalhamos o momento em que estamos situados, sublinhando tendências quanto ao uso de recursos georreferenciais em redes sociais. Concluímos a tese mostrando como a georreferência atua, técnica e simbolicamente, nas relações sociais efetivadas em rede e, diante de tal dado, propomos uma esquematização dos processos interacionais tendo a localização como uma variável considerada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação móvelpt_BR
dc.subjectRedes sociais onlinept_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.titleA localização em rede: Integração, usos e apropriações de recursos georreferenciais em redes sociais digitaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesPellanda, Eduardo Campos-
dc.contributor.refereesMedeiros, Macello Santos de-
dc.contributor.refereesPerreira, Gilberto Corso-
dc.contributor.refereesFontes, Maria Lucineide Andrade-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Appears in Collections:Tese (PÓSCOM)

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