Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAnastácio, Sílvia Maria Guerra-
dc.contributor.authorPereira, Marieli de Jesus-
dc.creatorPereira, Marieli de Jesus-
dc.date.accessioned2018-09-06T18:42:54Z-
dc.date.issued2018-09-06-
dc.date.submitted2016-06-01-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27250-
dc.description.abstractEsta tese resulta de um estudo do processo de recriação do texto dramático de William Shakespeare, Sonho de uma noite de verão, encenado pelo Bando de Teatro Olodum, em 2006, na Bahia, Brasil, e pelo The Classical Theater of Harlem, em 2013, em Nova Iorque, Estados Unidos. As versões produzidas pelas companhias teatrais brasileira e estadunidense, a partir do referido texto de Shakespeare, foram construídas por meio da inserção de elementos que remetem à cultura afro-brasileira e afro-americana. A partir dos documentos de processo, que incluem croquis, fotos, vídeos de ensaios e entrevistas com o elenco, os diretores, figurinistas e cenógrafos, foi feita uma análise fundamentada em três pilares: arqueológico, genealógico e genético. Foi possível observar que a construção dos espetáculos é constituída por uma rede complexa de interações sócio-históricas e culturais. Entende-se que essas montagens são contradiscursos, que contribuem para o processo de afirmação e valorização da cultura de matriz africana na diáspora.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation results from the study of the process of recreation of the dramatic text written by William Shakespeare, A Midsummer Night's Dream staged by Bando de Teatro Olodum, in 2006, in Bahia, Brazil, and The Classical Theater of Harlem, in 2013, in New York, U.S. The versions produced by Brazilian and American theater companies based on Shakespeare's text were constructed by inserting elements that refer to African-Brazilian and African American cultures. The documents that refer to the creative process of both plays include sketches, photos, essays, videos and interviews with the cast, directors, costume designers and set designers. The analysis proposed is based on three pillars: the archaeological, the genealogical and the genetic one. It was possible to observe that the performance construction consists of a complex network of socio-historical and cultural interactions. These assemblies are counter-discourses that contribute to the process of affirmation and appreciation of African-based culture in the Diaspora.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrução discursivapt_BR
dc.subjectShakespearept_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectCrítica Genética.pt_BR
dc.titleShakespeare na Bahia e no Harlem: a recriação do texto dramático nas culturas afro-brasileira e afro-americanapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.refereesRamos, Elizabeth Santos-
dc.contributor.refereesMacedo, Anne Greice Soares Ribeiro-
dc.contributor.refereesBoccia, Leonardo Vicenzo-
dc.contributor.refereesAraújo, Noélia Borges de-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ficha catalográfica.pdf95,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
VERSÃO DEFINITIVA.pdf4,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.