Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27243
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas: um estudo com as empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3
Título(s) alternativo(s): Rev. Adm. UFSM
Autor(es): Cruz, Thayse Santos da
Gomes, Sônia Maria da Silva
Oliveira, Nverson da Cruz
Oliveira, Neylane dos Santos
Autor(es): Cruz, Thayse Santos da
Gomes, Sônia Maria da Silva
Oliveira, Nverson da Cruz
Oliveira, Neylane dos Santos
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas evidenciadas pelas empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 no período de 2011 a 2014. Para tanto, realizou-se uma análise de conteúdo das respostas disponibilizadas na dimensão de mudanças climáticas presentes no questionário do ISE. Com base nos resultados, notase uma tendência crescente de companhias que têm sua política corporativa sobre mudanças climáticas aprovadas pela alta direção e que estabelecem metas e assumem compromissos públicos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Além de utilizar parâmetros internacionalmente aceitos, uma parcela significativa das organizações submete seus inventários de emissões de GEE à verificação de uma terceira parte independente e participa do Carbon Disclosure Project. Os achados indicam, ainda, que as empresas estão inserindo, em seus modelos de gestão, estratégias diferenciadas que buscam criar valor para diversas partes interessadas. Esses resultados estão alinhados com a teoria dos stakeholders. Por meio desta investigação, espera-se contribuir para ampliar as discussões sobre as questões climáticas e suas implicações nas estratégias corporativas para o alcance da sustentabilidade.
Palavras-chave: Estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas
Índice de sustentabilidade empresarial
Teoria dos stakeholders
Editora / Evento / Instituição: UFSM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27243
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.