Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27242
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relação entre o disclosure de riscos climáticos e o retorno anormal das empresas brasileiras
Título(s) alternativo(s): Revista Universo Contábil
Autor(es): Gomes, Sônia Maria da Silva
Koui, Daniel Koulou
Bruni, Adriano Leal
Oliveira, Nverson Cruz
Autor(es): Gomes, Sônia Maria da Silva
Koui, Daniel Koulou
Bruni, Adriano Leal
Oliveira, Nverson Cruz
Abstract: Objetivou-se nesta pesquisa investigar a relação entre o disclosure de riscos climáticos e o retorno anormal do preço das ações de empresas listadas na BM&FBovespa. Foram coletados os dados de 64 empresas listadas na BM&FBovespa que divulgam relatórios de sustentabilidade de acordo com as diretrizes do Global Reporting Iniciative, GRI, referente ao ano de 2012. Utilizou-se a análise de conteúdo para identificar as sentenças sobre riscos climáticos. Observou-se um total de 1992 sentenças sobre riscos climáticos, mudanças climáticas, aquecimento global e riscos e oportunidade associados a essas mudanças. A regressão multivariada foi usada para verificar o impacto do disclosure de riscos climáticos sobre o retorno anormal do preço das ações. Pelos achados não foi encontrada nenhuma relação estatisticamente significativa entre a divulgação de riscos climáticos e o retorno anormal do preço das ações (p-valor = 0,547). De acordo com a teoria dos stakeholders a preocupação com o meio ambiente levaria ao acréscimo do valor da empresa, no entanto, esta relação dos gastos ambientais e o desempenho econômico-financeiro das corporações não foi comprovada nesta investigação, com os modelos econométricos e o tipo de amostra usados.
Palavras-chave: Riscos climáticos
Retorno anormal
Aquecimento global
Teoria dos stakeholders
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: FURB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27242
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relação entre o disclosure de riscos climáticos e o retorno anormal das empresas brasileiras.pdf815,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.