Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27140
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHerrera, Antonia Torreão-
dc.contributor.authorAndrade, Gabriela Lopes Vasconcellos de-
dc.creatorAndrade, Gabriela Lopes Vasconcellos de-
dc.date.accessioned2018-08-29T18:58:31Z-
dc.date.available2018-08-29T18:58:31Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27140-
dc.description.abstractEm linhas gerais, esse trabalho consiste em analisar o romance Mastigando Humanos de Santiago Nazarian (2013), buscando pensar a questão do herói juvenil como mito da mass media. A discussão empreendida nesse trabalho de pesquisa foi norteada pelo viés da literatura pop e assim, no intuito de pensar a indústria cultural e a cultura de consumo, buscou-se sistematizar como a referencialidade do discurso pop relaciona-se à cultura juvenil e à ideia de herói na contemporaneidade. Delineou-se como objetivo analisar no romance em estudo o imaginário acerca do herói contemporâneo, produto da cultura de consumo adolescente, através do olhar crítico próprio do discurso pop. A partir da conceituação do pop, foram levantadas questões sobre a cultura de consumo, identificando as estratégias da construção de um conceito de adolescência na sociedade líquida, na qual a figura do jovem foi forjada como consumidor ideal e como modelo de um estilo de vida. Ao relacionar a literatura pop e a cultura de consumo juvenil, buscou-se analisar o mito do herói como status de celebridade, relendo características do herói clássico da antiguidade e do anti-herói da modernidade. Concluindo que: o desejo de tornar-se o herói mítico está vinculado a uma imagem de sucesso artificial, inalcançável e produzida pela cultura midiática, baseada numa construção do imaginário juvenil.pt_BR
dc.description.abstractIn general lines, this work is to analyze Santiago Nazarian (2013) novel, Mastigando Humanos, seeking to think the issue of youth hero as the mass media myth. The discussion undertaken in this research was guided by the bias of pop literature and, in order to think the cultural industry and consumer culture, we attempted to systematize how the pop discourse referentiality is related to youth culture and the idea of hero nowadays. It was delineated as goal to analyze the novel study in the imaginary about the contemporary hero, product of teen consumer culture, through the critical eye of pop discourse. From the pop concepts, it were raised questions about the consumption culture, identifying the strategies of building a concept of adolescence in liquid society that the young figure was forged as the ideal consumer and as the model of a lifestyle. By linking pop literature and juvenile consumer culture, we attempted to analyze the hero myth as celebrity status, rereading features of the classic hero of antiquity and the anti-hero of modernity. It concludes that: the desire to become the mythical hero is linked to an image of artificial success, unreachable and produced by media culture, based on a construction of the juvenile imagination.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Poppt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectHeróipt_BR
dc.titleO “HERÓI” DA CULTURA POPpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesTelles, Lígia Guimarães-
dc.contributor.refereesRibeiro, Carlos Jesus-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLITCULT)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.